domingo, 24 de outubro de 2010

Política + Religião = ..............

Desde que se iniciou o segundo turno das eleições para presidente, os dois candidatos, Dilma e Serra, não fazem outra coisa a não ser massagear o ego dos eleitores que votaram na Marina no primeiro turno: os religiosos. É claro que não foram SÓ os religiosos que votaram na Marina, mas, obviamente, mas muitos deles votaram. Afinal, as pessoas, não raramente, buscam características pessoais para dar seu voto a determinado candidato, na ausência de conhecimento sobre o que realmente importa numa campanha política: as propostas POLÍTICAS para o futuro mandato. 

sábado, 16 de outubro de 2010

Dossiê Maconha: Um Breve Histórico

A Cannabis sativa, mais conhecida como maconha, está na lista negra de boa parte das pessoas do Brasil e EUA. Isso é bem óbvio, mas me surpreendi em descobrir que ela tem toda uma história que a faz ser odiada em todo o mundo e em épocas bem diferentes! Frente à eterna polêmica do “legaliza ou não”, revigorada há pouco tempo pela posição de vários importantes cientistas a favor da legalização, venho aqui mostrar um pouco da conturbada (e manipulada) história da erva. Será que é realmente verdade que ela é tão perniciosa pra nossa saúde? Ela mata neurônios? Causa depressão? Câncer?

sábado, 9 de outubro de 2010

O Que Diabos é Psicologia? - Psicologia Experimental (PARTE 1)


Depois de alguns períodos no curso de psicologia eu percebi que antes de entrar para o curso eu não fazia muita idéia de o que era psicologia (acredito que eu tenha me surpreendido menos do que a maioria das pessoas). Tenho absoluta certeza de que você, que não tem qualquer contato com essa área, também se encontra na mesma situação. Esse post é, sobretudo, um manifesto pessoal. Manifesto de alguém que quer que as pessoas parem de pensar que psicologia se constitui só como prática da terapia (que muitas vezes é pintada como a cena de um homem sentado no divã, falando sem parar e um analista sentado, calado); que a psicologia serve para ajudar as pessoas a arranjar namorado ou para aprender a conversar; que na psicologia existe a pseudocientífica prática da regressão; que psicólogo é sinônimo da tediosa tarefa de aplicar testes. E pior do que isso é quando relacionam auto-ajuda com psicologia. Pensando nessas noções populares, resolvi escrever uma série de posts contando um pouco sobre o que, afinal, é a psicologia.

sábado, 2 de outubro de 2010

A Sexualidade e o Absurdo Malafaia


Em favor da família e preservação da espécie humana. Deus fez macho e fêmea. - Pastor Silas Malafaia
O pastor pentecostal pop Silas Malafaia é conhecido por sua radicalidade (pra não citar sua conta bancária). No dia 27 de setembro estreou mais uma de suas peripécias chamativas: a inauguração de 600 outdoors pelo Rio de Janeiro, com os dizeres acima. Seu objetivo seria “defender os princípios cristãos e valorizar a família.”.