sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Verdade Por Trás da Hipnose

Esqueça os relógios pendurados balançando monotonamente, espirais letárgicas e pessoas inconscientes sujeitas ao que o hipnotizador quiser fazer. Essa imagem estereotipada não passa de lenda que no fundo só o que faz é ocultar o lado mais interessante, útil e verdadeiro da hipnose. Hoje é usada para tratamentos de fobias até anestesia em cirurgias. Essa é uma prática mais antiga do que imaginamos. A ciência está começando a decifrar essa misteriosa técnica graças a modernas técnicas de imageamento cerebral; e a boa notícia é que a hipnose realmente funciona.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Debate Criacionismo X Evolucionismo

O Bar do Ateu postou um video muito interessante sobre um debate realizado por figuras famosas. O debate foi ótimo mas como sempre vimos que os criacionistas, infelizmente, acabam se preocupando mais em mostrar possíveis falhas no discurso da evolução do que defender e argumentar sobre sua posição criacionista propriamente dita. Não sei eu entendi errado mas Nahor de Souza Neves (o criacionista) falou certas coisas que pelo menos para mim pareceram absurdos; como no final do debate em que ele cita sua admiração por Richard Dawkins mas o critica por considerar o DNA algo puramente material, quando na verdade a molécula é sobretudo informação. Sim, DNA é informação na medida em que sua decodificação tem como consequência a produção de organismos complexos, mas essa construção é feita por mecanismos materiais e não por alguma subst^ncia etérea, uma geleca verde ectoplasmática ou sei lá o que. Enfim, para mim o comentário foi tão impertinente que prefiro dar mais crédito à hipótese de que eu é que não entendi bem o que ele quis dizer. Confira abaixo o que Wagner Kirmse postou no Bar do Ateu.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alguma Forma de Conhecimento é Desnecessária?

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Claro que curiosidade tem limite e eu não desejo nem nunca desejei saber tudo sobre tudo (quer dizer, até desejo, mas é impossível). Mas ainda sim eu suspeito que sou mais curioso do que a maioria das pessoas, pelo menos em relação a determinados assuntos. Essa característica fez com que cedo eu começasse a reparar que é comum que no colégio ou mesmo na faculdade algumas pessoas seguem um lema em forma de pergunta: “Pra que eu preciso saber isso?”.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Raiz da Crença


Para nós, ateus, seria muito confortável que a crença em deuses fosse um produto da nossa evolução cultural, como gostam de afirmar antropólogos e sociólogos, ou que fosse fruto de uma proliferação de memes, como afirmam autores como Richard Dawkins e Daniel Dennett, porque pelo menos não teríamos que conviver com o fato de que se não tomarmos cuidado podemos acabar caindo em alguma explicação espiritual ou metafísica. Mas talvez a história não seja bem assim. Existe grande grande chance de o ser humano não nascer ateu, é o que afirma o cientista Dean Hamer, que de uma vez só arrumou confusão com os beatos e com a tropa de elite das ciências sociais que repugna qualquer idéia que envolva genética e comportamento.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A evolução é Baryshnikov!

Autor: Metrópolis



Sempre que se fala em evolução darwiniana, os opositores levantam a questão da complexidade irredutível. Citam, com esmero, o exemplo do olho humano e nos perguntam: como algo tão complexo pode ter surgido “por acaso”?

Em primeiro lugar, a teoria da evolução não advoga que o olho humano surgiu por acaso. Isso equivale a dizer que ele teria surgido “de uma hora para outra”, tal como se apresenta hoje. Este é, na verdade, o entendimento dos criacionistas, pois apenas Deus seria capaz de criar um olho humano de uma hora para outra, plantado na face de Adão, em pleno Paraíso.
O olho humano é resultante de uma série de transformações graduais e cumulativas que nunca “planejaram” criá-lo, apenas respondiam às pressões seletivas, à necessidade de adaptação e sobrevivência de nossos ancestrais. Para compreender como o olho humano evoluiu, basta um exercício de engenharia reversa, relativamente fácil de ser feito.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Conspiração Katy Perry ou Paranóia?


Primeiramente, assim como fiz no video da Lady Gaga, gostaria de ressaltar que não quero estabelecer aqui o dogma de que a Katy Perry não vendeu sua alma, de que ela é inocente e etc. Meu objetivo não é fazer o típico advogado de defesa. Só quero mostrar que TALVEZ, e ainda digo que provavelmente, esse alarde que os religiosos mais radicais e conspiradores fazem, não raramente, não passa de...alarde mesmo. Mas confesso que esse video, pelo menos da maneira que foi editado, me parece muito mais convincente do que o da Lady Gaga, que analisei num post anterior. Tendo dito isso, analisarei outras possíveis interpretações da simbologia mostrada no clipe California Gurls.