quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Homem Mitológico


“O estudo comparativo das mitologias do mundo nos compele a ver a história cultural da humanidade como uma unidade; pois achamos que temas como o roubo do fogo, o dilúvio, a terra dos mortos, o nascido de uma virgem e o herói ressuscitado estão presentes no mundo todo – aparecem em toda parte sob novas combinações e se repetem como os 
elementos de um caleidoscópio.” Joseph Campbell – As Máscaras de Deus: Mitologia Primitiva

sábado, 14 de maio de 2011

Instintos, Sociedade e as Causas da Violência

Autores: Felipe Carvalho e André Rabelo

Texto também publicado no Socialmente
A doutrina da Tábula Rasa se espalha por todos os assuntos que nos remetem ao ser humano. Com isso, seus adéptos tem a esperança de que os males da sociedade sejam resolvidos, isto é, através de crenças que nos dizem que todo tipo de comportamento é aprendido. A violência, palavra que sintetiza com sucesso um dos grandes medos atuais de todo homem que caminha por esse planeta, também recebe explicações politicamente corretas, mas que não servem para perscrutar o fenômeno cientificamente nem descobrir suas reais causas. A falta de sucesso em resolver o problema da violência é a evidência mais forte de que confundir ideologia e política com ciência não é algo produtivo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Vitória de Bin Laden

Na madrugada de hoje, dia dois de maio, foi confirmado o assassinato do “líder” da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. É impressionante ver como as autoridades americanas envolvidas no assunto se vangloriam e não enxergam algo pior que está diante dos seus próprios olhos. O terrorismo tem raízes profundas na história humana, principalmente na região do Oriente Médio e dificilmente a morte de Osama vai apagá-lo; ainda mais incoerente é a comemoração dos americanos se levarmos em conta que a Al-Qaeda há muito tempo não conta com um líder.