sábado, 23 de julho de 2011

Quem é Javé?


Todos conhecem aqueles folhetinhos que vira e mexe um testemunha de jeová coloca na nossa caixa de correio ou nos entrega na rua. Esses papéis contem fragmentos da visão religiosa que eles possuem sobre determinado assunto, mas, não sei se é por causa do pouco espaço ou se é por causa do público majoritário ao qual eles se dirigem (sem muita condição de compreender textos muito técnicos e complexos) ou se é porque a visão de quem os escreve é estreita mesmo, mas esses textos apresentam visões tão ingênuas que não sei como alguém pode levar aquilo à sério. Um dia desses um desses foi deixado na minha caixa de correio. Dependendo do assunto (e do meu humor no dia) eu dou uma olhada, apesar de os raciocínios simplistas e deturpados quase sempre me impedirem de ir até o final. Dessa vez, eu li um pequeno folheto sobre Quem é Jeová?.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um Livro de Mitos

Por mais que os religiosos cristãos falem o contrário, a Bíblia é um livro de mitos, assim como a Epopéia de Gilgamesh, os Vedas ou os Páli o são. A grande diferença é que os adoradores da Bíblia querem fazer com que ela se torne uma verdade literal, um livro histórico! Isso não poderia ser mais absurdo do que já é. Alguns diriam que estou errado devido à referências históricas nos manuscritos que o compõem, como referências ao contexto histórico da época, ao Império Romano e etc. Sim, isso tudo existe na Bíblia, mas não significa que isso a torne um tratado científico. Se fosse assim, o mito do Minotauro também teria que ser considerado um acontecimento histórico, bem como o monstro, um personagem histórico. A história do monstro grego está repleta de acontecimentos fantasiosos e referências à divindades, mas também cita vários elementos que realmente existiram, como o imperador Minos, a ilha de Creta e, segundos achados arqueológicos recentes, até mesmo o labirinto. No entanto, alguém acha que a criatura existiu, de fato? Não que eu saiba.

Agora, confira um interessante texto do blog Historiae Religionis , sobre as contradições históricas e elementos mágicos dentro da Bíblia, que na verdade derivam de outras mitologias.

domingo, 3 de julho de 2011

A Nova Era das Pílulas da Inteligência Está Próxima?


 "A engenhosidade humana nos deu meios de aprimorar nosso cérebro, com invenções como a escrita, a imprensa e a internet. Essas drogas deveriam ser encaradas da mesma forma: são coisas que a nossa espécie inventou para melhorar a si mesma". (grupo de neurologistas das Universidades da 
Califórnia, da Pensilvânia, de Cambridge e Harvard) (retirado de: Nogueira, 2009)

"Eu tinha que me preparar para um trabalho e resolvi tomar um comprimido. O resultado foi incrível. Consegui estudar 12 horas sem parar.” (Augusto ;26 anos, doutorando, Recife, 2009) (Idem)