sábado, 15 de outubro de 2011

Consumo Conspícuo e Seleção Sexual - Porque Preferimos o Mais Caro



Estamos vivendo numa época onde o ter sobrepuja o ser. Essa frase se tornou um clichê. Mas ela diz a verdade, realmente estamos muito mais sensíveis ao que o outro tem do que ao que ele é. Às vezes, o que se tem funciona como um indicador daquilo que se é. Claro que algumas pessoas fogem a essa regra, mas o quanto elas realmente fogem? Será que é possível fugir de tal tendência totalmente? Estudos interessantíssimos mostram que, além de avaliarmos a confiabilidade, beleza, respeitabilidade e status de alguém de acordo com o que essa pessoa possui, também levamos em conta – e muito – o valor gasto. Alguns estudiosos chegam a dizer que esse mecanismo está por trás não só da mente humana, mas também das relações de seleção sexual de outros animais, mostrando que essa é uma tendência antiga que compartilhamos com outros seres. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ciência, Islamismo, Cristianismo e Neil deGrasse Tyson

Neil deGrasse Tyson, Diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural em Manhattan's Upper West Side, mostra nesse video uma interessante análise sobre religião e ciência. É comum que hoje não haja grandes dúvidas sobre as diferenças entre religião e ciência. É muito claro que uma não está para a outra (apesar de existir pessoas que tentam conciliá-las). Esse conflito básico é alardeado por ateus e religiosos (inclusive presidentes), mas será que a coisa sempre foi assim? Antes de haver essa separação, os dois conviviam unidos. Não estou dizendo que isso era positivo, afinal, o conhecimento progrediu bem mais com a cisão entre os dois. Mas, até para meu espanto, existiam povos que lidavam extremamente bem com essa situação. Como Tyson fala no video abaixo, grande parte dos nomes de estrelas possuem origem arábica, assim como os próprios algarismos que utilizamos hoje, os arábicos. A aritimética, por exemplo, foi uma criação árabe. E tudo isso se deu quando? No período em que a Europa ocidental estava apodrecendo sob o domínio da Igreja, que, ao contrário do islamismo, desestimulava a busca por conhecimento de diversas maneiras, incluindo a fogueira. Já ouvi muitos cristãos dizerem que uma prova de que a Igreja Católica ou o Cristianismo em si são verdadeiramente divinos é sua resistência como grande religião até hoje e sua própria origem, vinda de um pobre do Oriente Médio. Bom, e o que dizer da expansão para grande parte da Europa dos muçulmanos aproximadamente 1 século depois do seu próprio nascimento? Não acredito na existência do deus pregado por cristãos e muçulmanos, mas se fiar na sua expansão e longevidade, sinceramente, é uma "evidência" muito fraca de que suas crenças e seu deus são verdadeiros (afinal, o budismo, que é mais antigo que as duas, continua aí até hoje).

sábado, 1 de outubro de 2011

A Bondade Humana: Herança Ancestral

Fonte: Esse texto foi publicado por mim na Revista Livre Pensamento Volume 1. Fique atento às próximas edições!

Por muito tempo o ser humano foi tido como o único animal capaz de desenvolver a moralidade. Até hoje algumas pessoas pensam no que há de mais humano do que a própria moralidade, ou a caridade, a preocupação com o próximo sem que seja exigido algo em troca. Alguns usam esse fato até para pregarem contra a Teoria da Evolução, por acharem que a evolução só consegue gerar indivíduos egoístas e competitivos. Bom, parece que nossos parentes mais próximos, chimpanzés e bonobos, estão nos mostrando que a bondade humana, tão apregoada pelas religiões, tem raízes mais profundas do que imaginávamos.