segunda-feira, 26 de março de 2012

O Aikido e a Arte Taoísta do Redirecionamento

Como eu disse numa entrevista, postada aqui mesmo no blog, Ueshiba criou uma arte marcial especial porque conseguiu traduzir em seus movimentos os preceitos do Zen Budismo e do Xintoísmo, ambas religiões japonesas – apesar de, na verdade, o Zen ter surgido primeiramente na China, nos Templos Shaolin. Por isso o aikido é uma arte marcial que além de ser praticada, é sentida. No entanto, podemos encontrar resquícios da filosofia dessas religiões em várias outras tradições orientais. O Taoísmo é uma religião de origem chinesa, mas que influenciou um pouco a construção do Zen na China, antes deste ter sido exportado para o Japão. Assim, mesmo sendo nativa de outro país, o Taoísmo possui lições que caem como uma luva para os praticantes do aikido (e, claro, para todas as outras pessoas). 

sábado, 17 de março de 2012

O Que São Emoções?

Geralmente, no senso comum, empregamos a palavra “emoções” para nos referirmos a diversas experiências internas que vivemos ao interagirmos com outras pessoas ou mesmo quando estamos sozinhos. Com frequência, o termo também é usado como sinônimo de sentimento, humor e etc. Mas será que, à rigor, trata-se mesmo de palavras sinônimas? Ou, ainda, o que, afinal, é uma emoção?

O estudo acadêmico dessas questões é antigo, no entanto, aqui, iremos nos deter aos estudos do século XX em diante, época esta que, através de estudos científicos, acaba resgatando grande parte daquilo que Darwin especulou um século antes.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fim dos Crucifixos no TJ-RS: Brasil, Um Estado Laico de Fato?

Esta semana o TJ- RS aprovou o pedido da Liga Brasileira de Lésbicas, Marcha Mundial das Mulheres e outros grupos, que pleiteavam a retirada de símbolos religiosos, como crucifixos e outros, dos prédios da Justiça. Tal decisão não deveria soar como algo absurdo e nem causar tanta comoção – a não ser que seja pelo fato de finalmente ter sido tomada uma medida compatível com a laicidade do Estado. No entanto, blogueiros argumentam deses perados contra a chamada “opressão” de tal medida, como o blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo. Li seu post e resolvi fazer uma crítica aqui em cima dos argumentos que ele usa para achar esse episódio um ato contra a laicidade do Estado e um absurdo contra a história do nosso país. Os trechos em negrito são dele e, logo abaixo, consta a minha crítica.

segunda-feira, 5 de março de 2012

A Metáfora Budista de Matrix

Como já havia ressaltado antes em dois outros posts, (Descartes e o Mundo Ilusório e E Se Estivermos Todos Conectados na Matrix?) Matrix é um belíssimo filme que se utiliza de componentes filosóficos, tecnológicos e também religiosos, entre muitos outros. Em especial, acho que Matrix serve como uma excelente metáfora moderna do Budismo. Uma “farpa na mente” que nos incomoda sutilmente, o mundo como uma ilusão da nossa mente e o Escolhido que está destinado a, através de uma rigorosa disciplina mental, sair dela e voltar para ajudar a libertar toda a humanidade, trazem a receita infalível para uma história com um tema praticamente universal e que atrai a curiosidade de todas as pessoas desde que começamos a fazer as primeiras pinturas nas cavernas.