sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pensar no não-pensamento



Em resumo fazer zazen é parar de fazer tudo,

ficar de frente para a parede e sentar,

sendo apenas você mesmo que é somente o self, o eu, o si mesmo – Daissen  


O zen-budismo não é uma religião, tão pouco uma filosofia – ao menos não no estilo grego que conhecemos. Como li certa vez num post no blog do monge Gensho, trata-se de um pragmatismo dialético psicológico. E como tudo vindo do Oriente, é misterioso à primeira vista. Um de seus pressupostos mais intrigantes é o de que para vermos as coisas como são, devemos abdicar da dualidade constante que caracteriza nossas vidas – bom e ruim, escuro e claro, chato e legal, difícil e fácil – permeadas pela linguagem. 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Seja seu próprio terapeuta




Veja aqui o link de um video muito interessante, em que uma monja da tradição budista tibetana fala sobre como o budismo pode nos ensinar a sermos nossos próprios terapeutas. Para quem conhece o básico do budismo, isso não é uma novidade, estando mais para um insight bem comum. 


Um dos fundamentos da prática budista é que há a impermanência, tudo é perene. E é verdade, pense em qualquer coisa: essa coisa é perene. Do prazer provocado pela degustação de um chocolate até o prazer da prática de um esporte ou de se estar com quem se ama. Todas essas coisas passam e podem dar lugar a momentos de tristeza e angústia. É algo cíclico. 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

30 Dias de Noite: Vampiros de Respeito


Um dia estava lendo um exemplar de Vampiro Americano – uma ótima HQ com roteiro escrito por Stephen King – e uma amiga ao ler o título da capa perguntou: “Ih! Vampiros! É romance?” Quando respondi que era uma história de vampiros de verdade ela não disse nada, pareceu não se interessar. Ok, nesse dia eu vi que o Efeito Crepúsculo tinha vindo para ficar. 

sábado, 5 de janeiro de 2013

O materialismo espiritual das festas de fim de ano



Todo fim de ano é a mesma coisa: o Natal e o Ano Novo fazem todos se felicitarem, aplaudir fogos, comprarem grandes perus de Natal e ceiar com amigos e familiares. Além disso, uma verdadeira onda de altruísmo e amabilidade parece perpassar a todos. Eu sempre me pergunto de onde vem tal coisa e qual a sua veracidade e, ainda, se indagar sobre isso é válido ou não. 


Se formos realistas e dermos uma boa lembrada em todo o ano, veremos que a maior parte dele não é preenchida por toda essa alegria e entusiasmo com o próximo. Somos mal educados, temos má vontade, não temos paciência para aturar velhos costumes que se repetem, pecuinhas, ranhetices e etc. Claro, o bom e velho amor também aparece, assim como outros bons sentimentos. Não sou pessimista nesse sentido.