sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Considerações aversivas sobre a escravidão humana e o especismo como revanchismo hipócrita


Se você é corajoso o suficiente para ver Terráqueos, veja. Eu não consegui.

Esse é do tipo de conteúdo que dá material para pensarmos sem parar durante uma semana inteira. Muitas questões surgiram para mim nos quase 20 minutos que tive estômago de assistir, vejamos alguns.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O olhar da mente humanista e analítico de Sacks, sem perder a compostura

O Olhar da Mente é mais do mesmo, posso dizer seguramente. Esse é o prelúdio geralmente de mal agouro para uma crítica literária, mas no caso de Sacks, não mesmo. Ser mais do mesmo significa que seu último livro não perdeu as características que tornam o neurologista e suas obras tão magníficas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A jornada heróica de Bilbo


Ler O Hobbit foi uma das mais inesperadas aventuras das quais já participei. Digo dessa forma pois é exatamente assim que o leitor se sente, tendo Bilbo como o personagem que vai conhecendo um mundo enorme e cheio de desafios, de coisas desconhecidas e perigosas - tão leigo quanto a Terra Média quanto nós. 

Quem está familiarizado com A Jornada do Herói, de Joseph Campbell, sabe muito bem que Bilbo Bolseiro é um herói, aquele que vivia uma vida pacata, comum e recebeu um chamado à aventura. Em algumas histórias esse chamado aparece como sendo um sonho estranho, uma visita inesperada como a de Gandalf ou mesmo um fruto de reflexão pessoal mais apurada.