sábado, 14 de julho de 2012

Promovendo a alfabetização científica

+A +/- -A


Clique aqui e curta a Physics ACT no Facebook e participe do sorteio!


Feynman
Vivemos num mundo onde, genericamente, o nível de alfabetização científica é ínfimo. E isso aumenta mais ainda quando vamos analisar países em específico; e infelizmente o Brasil é um desses países.

Mas - correndo o risco de ser um tanto quanto complacente com nosso povo - arrisco dizer que parte desse mal nacional é causado pela má alfabetização num modo geral. Não sei exatamente se é um problema dos professores, da sociedade como um todo ou dos alunos - de fato, o problema pode situar-se em cada uma dessas esferas, já que estão em constante diálogo - mas eu percebo que desde pequenas as crianças começam já a se dividir em dois tipos de "aprendedoras".

Existem aquelas que aprendem coisas novas e começam a ver que aquilo pode ser aplicado em sua diária, seja em nível de reflexão ou a nível prático, de fato. Essas, ao crescerem, tornam-se aquelas que não se fazem de rogadas ao se depararem com um novo conhecimento. Elas ficam satisfeitas em ir ampliando seus horizontes cada vez mais, bem ao modo de Einstein:

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original."

Sagan
Agora, infelizmente, há aquelas crianças que aprendem simplesmente porque isso foi ordenado pelos pais ou professores e, se não o fizerem, tirarão notas baixas. Essas tornam-se adultas que não tiram a chatíssima pergunta da ponta da língua: "mas para que serve isso?" [Leia Alguma forma de Conhecimento é Desnecessário?]

É em nome do cultivo do primeiro tipo e da cura do segundo, que eu apoio o pessoal do blog Physics ACT [Curta a página deles no Facebook também]. Como a imagem já diz, eles sortearão o excelente O Mundo Assombrado Pelos Demônios, do astrônomo Carl Sagan [que eu já li! Se quiserem ver mais livros que eu, li basta irem até a parte inferior da página e ver minha estante] e Sobre as Leis da Física, do físico - e figuraça - Richard Feynman.