domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Menos Compreendida e a Mais Criticada: Evolução

+A +/- -A



A Teoria da Evolução, ou mais corretamente hoje em dia “Neodarwinismo” ou “Teoria Sintética da Evolução” é um tema surpreendentemente polêmico. Nesse post tenho como objetivo, explicar um pouco do assunto e ao mesmo tempo responder a algumas das críticas mais populares à teoria:

“A Evolução falha ao tentar explicar a origem da vida.”

Esse é um argumento extremamente mal direcionado. É como se alguém dissesse que a teoria da gravitação universal é falsa porque falha em explicar a origem da Lua, sei lá. A evolução se encarrega de explicar como as espécies surgem, como a vida muda e não como ela surgiu. Realmente ainda não existe uma teoria bem fundamentada para explicar como a vida surgiu, mas idéias fragmentadas já existem.

“O homem não veio do macaco! Isso é um absurdo!”

Concordo plenamente! Não existe maior asneira! O problema dessa frase, que virou quase um mantra dos criacionistas, é que NUNCA nenhum cientista sustentou tal alegação. Algumas pessoas já me falaram que alguns professores de Ensino Médio explicam a teoria usando justamente essa sentença caluniosa. Bom, lamento por eles. É realmente triste ver profissionais teoricamente qualificados proliferando asneiras por aí (clique aqui para ver mais pessoas teoricamente qualificadas falando absurdos).
O que realmente aconteceu é que o homem e o macaco, ou melhor, os chimpanzés, orangotangos, bonobos e gorilas, vieram de um mesmo ancestral em comum que nós, humanos. Inclusive, cada vez mais são descobertos fósseis de espécies ancestrais que vão completando a linha evolutiva que chegou até nossa espécie, hoje. (saiba mais)

“Não existem provas da Teoria da Evolução.”

Existe um exemplo clássico que comprova a teoria. Em lugares gelados, como a Sibéria, coelhos brancos obviamente levam vantagem em relação a coelhos de outras cores porque os brancos se camuflam melhor na neve. Mas quando a temperatura sobe, de forma que a neve derreta totalmente ou parcialmente, os coelhos brancos passam a ficar mais destacados no ambiente que possui cor predominante diferente de branco. Assim, os coelhos que não possuíam uma pelagem branquíssima, passam a levar vantagem, e assim, os coelhos brancos podem ser extintos e os coelhos não-brancos podem dominar a área. Outro exemplo clássico é o das mariposas da era industrial. As mariposas rapidamente passaram a ser predominantemente cinzas ou quase pretas, isto é, tons que eram bem parecidos com os tons de fumaça que as indústrias soltavam. Esses são exemplos vivos, que estão aí pra quem quiser ver. Mas o que falar também de inúmeros fósseis, carcaças congeladas e etc? As evidências falam por si mesmas.

“A Teoria da Evolução é só uma TEORIA, o nome mesmo já diz...ela não é um fato.”

Na biologia um conjunto de idéias que tenta explicar um determinado fenômeno mas ainda não foi comprovada, se chama hipótese. Quando essa hipótese passa pelos métodos convencionados na comunidade científica, e se mostra condizente com os fatos, ela passa a subir para o status de TEORIA. Dessa forma, temos muitas teorias em diversas áreas do conhecimento, não só na biologia, que são comprovadas. Ex: Teoria da Tectônica das Placas, Teoria do Big Bang, Teoria da Relatividade Geral e Especial. (Download da Scientific American Especial sobre a Evolução)

Esses são os argumentos mais populares. São fruto de uma má compreensão da teoria por parte de criacionistas ou simplesmente público leigo em geral, que tenta compreender a idéia e muitas vezes a difama espalhando argumentos falsos ou incoerentes que nunca foram nem ditos pelos próprios cientistas. O mais curioso é que essas mesmas pessoas nunca leram nenhum livro ou revista sobre o tema. Para isso, estou recomendando também, aqui na barra lateral direita, um livro interessantíssimo. Aproveitem.

(Para quem está interessado realmente em compreender mais a fundo o tema, CLIQUE AQUI para ver o primeiro vídeo de uma série que explica vários aspectos da Evolução, exibido pelo History Channel)



1 comentários:

Raquel Nascimento disse...

Adorei o texto, bastante esclarecedor, gostei principalmente de você ter explicado a diferença entre teoria e hipótese, as pessoas realmente confundem muito.Também adorei a expressão "quase um mantra dos criacionistas", hilário. Um texto gostoso de ler, sabe ser interessante e inteligente usando uma linguagem simples. Elogiei bastante agora me deixe fazer uma crítica:
no que se refere às mariposas acredito que seria mais correto dizer que as mariposas de cor cinza ou quase pretas foram selecionadas e favorecidas pelas condições do meio, por isso, essas mariposas passaram a predominar sobre as outras de outra coloração; ao dizer que as mariposas passaram rapidamente a ser predominantemente cinza ou quase pretas você dá a enteder que não existiam mariposas de cor escura, que derrepente todas mudaram de cor, ferindo a teoria da evolução. Portanto, tente ser mais cuidadoso nas palavras pra não cair em contradição.

Postar um comentário