O Papai Noel hoje certamente se tornou o ícone do Natal, sendo talvez mais mencionado até do que Jesus, cuja festa simboliza seu nascimento. Quem vê o bom velhinho sendo retratado como alguém que sai por aí distribuindo presentes não faz idéia do passado que o cerca até o momento em que virou a figura que conhecemos hoje.
sábado, 25 de dezembro de 2010
Como Comemorar o Natal Sendo Ateu?
Autor: Livres Pensadores
Como ateus, não temos uma figura de deus. Assim, não faria muito sentido comemorar o natal, afinal esta data seria o pretenso aniversário do deus cristão, Jesus Cristo. (“Pretenso”, porque sequer evidências de que ele realmente existiu temos até hoje.)

sábado, 18 de dezembro de 2010
Descartes e o Mundo Ilusório
Você já teve um sonho, Neo, que parecia verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real? – Morpheus (Matrix)----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Neo: Então estamos dentro de um programa de computador?
Morfeu: Acha mesmo difícil acreditar? Suas roupas são diferentes, os plugs do seu corpo sumiram, seu cabelo mudou, sua aparência é o que chamamos de .auto-imagem residual.. É a projeção mental do seu .eu. digital.
Neo: Isto não é real.
Morfeu: O que é .real.? Como você define o .real.? Se estiver falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver, então .real. são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro. (...)
Não, este não é um post sobre Matrix. Com esse post, proponho a reflexão sobre um dos maiores e mais importantes filósofos que já existiram: René Descartes (1596-1650). Descartes é conhecido pela frase “penso, logo existo”, mas poucas pessoas compreendem o que está por trás desse aforismo.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
A Verdade Está Lá Fora
Nas últimas semanas creio que a possibilidade de existência de seres extraterrestres aumentou, principalmente no meio dos astrobiólogos. A NASA encontrou aqui na Terra um ser vivo que ao invés de usar um dos componentes essenciais para a vida, o fósforo, usa o arsênico, uma substância altamente tóxica. Até então nunca tinha sido encontrado um ser que fosse diferente com relação às leis químicas primordiais que possibilitam a vida. Isso fez com que fosse mais palpável a hipótese da existência de vida alienígena quimicamente diferente de nós terráqueos, abrindo as portas para o encontro de entidades biológicas em planetas que não necessariamente possuem as mesmas condições da Terra. Mas toda essa situação acaba suscitando algumas questões: será que realmente é coerente contar com a existência desses seres? Considerando o encontro de vida inteligente, isso seria benéfico para nós?
Marcadores:
Astronomia,
Reflexões
domingo, 5 de dezembro de 2010
A Ancestralidade do Batismo
![]() |
Inspiração para os futuros anjos cristãos? |
Assinar:
Postagens (Atom)