sábado, 30 de abril de 2011

Video Games: Reflexo ou Produção da Juventude?


Os vídeogames fazem parte da nossa vida. Quem tem um filho sabe disso, assim como quem (mesmo não tendo filhos) nasceu no fim dos anos 80 em diante também sabe. Eles são usados para fazer a diversão da galera, para treinar as habilidades de tiro e de vôo dos militares e, mais recentemente, até como forma de exercitar os idosos e de melhorar o desempenho cognitivo de crianças e adultos. Apesar de todas essas boas notícias o senso comum tem os jogos eletrônicos como vilões. É verdade, alguns estudos sugerem que de fato há alguma influência nos comportamentos violentos, mas será que vale a pena demonizar a era dos jogos digitais? 

domingo, 24 de abril de 2011

Inato X Aprendido (Parte 2)

Autores: André Rabelo e Felipe Novaes

Texto também publicado no Socialmente


A rejeição contemporânea da natureza humana tem a ver com o medo da desigualdade, do racismo, da guerra e da violência, visto que durante o século XX algumas explicações biológicas foram (mal) forjadas por pessoas para justificar idéias eugenistas e racistas.


Portanto, tais receios não são totalmente injustificáveis, visto que movimentos como o nazismo, por exemplo, ficaram conhecidos por fazer uso de explicações supostamente biológicas (como a noção de raça superior que deveria dominar), de uma forma totalmente deturpada para cometer atrocidades.

sábado, 16 de abril de 2011

Inato X Aprendido (Parte 1)

Autores: André Rabelo e Felipe Novaes

Desde a Grécia antiga até os dias de hoje, uma idéia tem tido grande influência na discussão acerca da natureza humana – a dicotomia entre comportamentos inatos e aprendidos ou explicações biológicas e culturais do comportamento, o que ficou conhecido com o debate nature or nurture, natureza ou criação, inato ou aprendido.

Este debate acalorado teve seu auge na metade do século passado e seu período mais crítico durou cerca de 20 anos, apesar de muitos ambientes acadêmicos ainda enfrentarem este fantasma, fruto de uma antiga disputa que misturou posições ideológicas e políticas com científicas.

domingo, 10 de abril de 2011

Exerça Seu Pós-Conceito


Hoje vivemos numa sociedade politicamente correta. Ou, pelo menos, que em meios públicos tenta sê-la (em outras palavras, que tenta fingir descaradamente que é). Programas de comédia não são mais os mesmos, críticas tem que ser escritas numa linguagem quase criptografada para que não haja risco de processo legal contra o autor e por aí vai. Nesse cenário, emerge a figura do preconceito como a nova paranóia urbana. Será que as pessoas são tão preconceituosas como os tempos atuais sugerem ou seria a opinião própria sobre um determinado assunto, caso negativa, que virou um tabu?

sábado, 2 de abril de 2011

Os Anticristos


 Em todo debate que se tem com religiosos cristãos em algum momento chegamos na discussão sobre as profecias bíblicas, que seriam uma prova de que a Bíblia é a Palavra de Javé e pronto. Um subconjunto desse campo de argumentação (profecias) é o Anticristo, que é tanto odiado e evitado como aguardado por simbolizar o início de uma cadeia de eventos que terá o ápice na volta de Jesus. Muita controvérsia ronda essa argumentação, e pra mostrar isso nem preciso falar de ciência  porque os próprios religiosos se debatem sobre essa questão. Por outro lado, o debate é desnecessário se pensarmos que o Anticristo é uma espécie de forma onde, ao longo da história, diversas pessoas já se enquadraram nele.