quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Globo, deixe a ciência em paz!

+A +/- -A



"Cura" por imposição de mãos

Não é de hoje que eu percebo que a Globo é uma emissora que tem uma preferência feroz pelo esoterismo e crenças em geral. Bom, eu não gosto de esoterismo, mas até aí tudo bem, a Record também tem um enorme apelo evangélico; no fundo, cada um segue suas preferências – ainda que o melhor e mais honesto às vezes seja a imparcialidade. Mas a grande questão que merece oposição é a deturpação de conceitos científicos e mistureba generalizada com crenças genéricas. 

Esse desserviço à divulgação científica aparece vez ou outra, mas acho que nos últimos dois meses eu via um caso desses por semana. A maioria deles ocorria na novela das 18h, que acabou de ser finalizada, em que o protagonista tinha poderes sobrenaturais e tentava achar seu verdadeiro amor, com o qual possuía um elo vindo de outra encarnação. Até aí, nenhum problema, afinal, essa é uma crença mesmo e a novela pode explorá-la à vontade, independente de religiosos que não creem nisso ou de céticos que não creem em nada. 

 O problema começa quando começam a jogar ciência nesse liquidificador e deturpar a coisa toda. Num dos episódios dessa novela, vi a personagem que fazia par com o protagonista dizer, enquanto lia num tablet, que a cura por imposição de mãos era algo comprovado cientificamente. Inclusive, citou até a especialidade de onde provinham as tais evidências: a mecânica quântica. Segundo a personagem, emanaria uma “energia” das mãos da pessoa, de natureza quântica, que curaria imediatamente qualquer mal. Ouvi esse papo umas duas ou três vezes na mesma novela.

Cenas da novela das 18h
Depois ouvi o mesmo na Ana Maria Braga, e dessa vez ela chamou até supostos médicos, se bem me lembro, para falar do assunto. Fiquei tão indignado que tive que [xingar muito no facebook] me manifestar no facebook – só pra aliviar a tensão mesmo e ver se eu era o único que prestava atenção nisso. Então, para completar, na mesma semana, aparece a mesma história no Globo Repórter. Ou a Globo está abrindo uma empresa de curas quânticas e está querendo propagandear ou está sendo patrocinada por alguém do ramo. Só pode.
 
Os trechos seguintes baseiam-se na reportagem que saiu no site do Globo Repórter

A matéria começa com a descrição breve de uma consulta nada típica, em que comentários são feitos sobre a crença do paciente. 


“Dona Dináh é uma paciente de fé. Reza diariamente e pratica o pensamento positivo. Resultado? A pressão está boa.”

 Já começamos com o pé esquerdo, mostrando o conceito do pensamento positivo, que é outra anomalia científica propagada pela mídia na época da publicação de O Segredo [clique aqui para morrer de desgosto]  – que foi marcado pela deturpação de uma infinidade de conceitos científicos, inclusive da – sempre vítima – mecânica quântica. (Todos que tem o mínimo de dúvida sobre a validade da verborragia presente em O Segredo deve ler O Guia Cético para Assistir O Segredo)


"As pessoas que têm espiritualidade, são mais aderentes ao tratamento. Tomam remédio com mais regularidade, fazem a sua dieta de uma forma mais regular, quer dizer, respeitam mais o seu corpo. Isso independente de religião. Quando eu falo espiritualidade, eu defino como a busca do sentido da vida, independe de religião. Religião é uma coisa individual, e não pode ser abordada numa pesquisa científica”, afirmou o cardiologista Roque Savioli, que é coordenador da pesquisa do INCOR/SP."

 Quando li esse trecho logo pensei que a matéria tomaria um rumo melhor, mas minha hipótese estava errada. A reportagem continua dizendo que a paciente  citada, e outros, encontraram conforto em sessões de reiki, uma técnica de imposição de mãos em que o indivíduo emana uma energia curativa. A partir daí é só citação dos benefícios.


"O que chama a atenção da Ciência é a capacidade que o corpo do ser humano tem de canalizar esse tipo de energia e transmitir a uma outra pessoa, ou seja, é como se o ser humano fosse uma usina de energia, que fosse capaz de passar alguma coisa de boa, que energisasse, alguma coisa que trouxesse um benefício não apenas ao corpo, mas sobretudo ao ser humano de uma maneira integral", ressaltou doutor Ricardo."

Eca
E foi a partir daí que a coisa desandou de vez. O tal doutor Ricardo se refer eo tempo inteiro a um tipo de “energia” mas ao mesmo tempo não é preciso sobre o que ela é, qual sua natureza e etc. Ainda diz que o ser humano é uma espécie de bateria canalizadora dessa coisa que ele nem diz o que é. Qual a evidência dessas as afirmações?

Como vc pode conferir se ler o texto original, não é falado em nenhum momento de um estudo controlado para atestar as tais conclusões sobre os efeitos da técnica. Por estudo controlado, quero dizer que não houve o teste em um grupo controle em que nenhuma técnica fosse empregada em seu tratamento, ou alguma outra fosse, para que os resultados pudessem ser comparados com os do grupo da imposição de mãos e ver se essa técnica realmente tem um diferencial ou se é uma mera questão de efeito placebo.  Simplesmente é afirmado quea coisa funciona, com um ar científico, e que trata se uma energia – que energia? 

É por essas e outras que a população continua analfabeta cientificamente. O país não possui uma educação das melhores em termos gerais – e muito menos em termos de ensino de ciências – e ainda temos a televisão para incutir idéias deturpadas na cabeça do povo.