terça-feira, 16 de março de 2010

I Have a Theory

+A +/- -A



Quando eu estava no primeiro período da faculdade, meu professor de economia perguntou se nós, alunos, sabíamos o motivo pelo qual surgiu o costume de jantar à luz de velas. Não lembro se alguém conseguiu responder corretamente, mas o que quero relatar aqui é o chute que eu dei. Primeiro vou explicar alguns conceitos básicos. Todo mundo sabe que quando estamos num local escuro, nossas pupilas se dilatam para que a maior quantidade possível de luz entre nos nossos olhos, para que possamos enxergar minimamente o que está ao nosso redor. Na presença de luz, as pupilas se contraem porque não é preciso a entrada de tanta luz para que enxerguemos o ambiente. Existem também outras duas situações em que nossas pupilas se dilatam: quando mentimos e quando nos excitamos. O meu chute para responder a pergunta do professor foi que no jantar à luz de velas, com o ambiente precariamente iluminado, nossas pupilas se dilatassem e isso mandasse uma mensagem inconsciente ao casal, de que o outro estava excitado. Obviamente o motivo real para a dilatação nesse caso, seria a falta de iluminação. E essa jogada de marketing pessoal inconsciente causaria aquele climinha típico de romance, mesmo que nem o homem nem a mulher saibam exatamente o porquê de estarem tendo aquela sensação.

Agora, em 2010, eu pensei em outra coisa que dá uma cutucada nessa minha pérola dita na aula do primeiro período. Eu percebi que em todas as culturas do mundo, as mulheres tem o costume de passar pinturas ao redor dos olhos ou/e nos cílios. Obviamente que isso atrai os homens de todas as culturas. Acho que nenhum homem sabe exatamente o porquê de se sentir atraído por esse tipo de coisa. Acho que é porque essa atração faz parte de um mecanismo profundo do cérebro, que funciona independentemente da nossa racionalidade. A pintura é mais uma coisa que causa certa ilusão de olhos mais escuros, olhos maiores e, mais importante, causa a impressão de pupilas dilatadas.

Minha hipótese é a mesma de antes. Talvez essa impressão cause uma atração nos homens, porque eles entendem inconscientemente que elas estão excitadas. Acho que não preciso dizer mais nada, né? 

Enfim, eu achei coerente, mas não tenho maios pra avaliar se isso realmente corresponde à realidade, mas acho que valeu a pena expor.