quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Muito Além do Peso - O que você pensa sobre seus hábitos alimentares?

+A +/- -A

Falar sobre este documentário e divulgá-lo é potencialmente um poderoso instrumento contra a ignorância de adultos e crianças sobre alimentação. Digo “potencialmente” porque essas preciosas ações podem simplesmente entrar por um ouvido e sair pelo outro, principalmente se isso é feito em redes sociais, onde é bem mais fácil parar para ler um post sobre futebol ou qualquer imagem engraçadinha do que qualquer outra coisa que realmente agregue conhecimento e qualidade às nossas vidas.

Muito Além do Peso é um daqueles documentários que mexem com a gente. Mostra que as pessoas acham que estão se alimentando bem, em parte porque não procuram informações seguras sobre nada, preferem ficar à deriva dependendo de propagandas que querem mais é vender produtos e não nos conscientizar; por outro lado, a teia sócio-cultural a qual qualquer homem ou mulher de todas as idades estão presos hoje nos faz ter poucas opções. Ou melhor, não é que as opções sejam poucas, parece mais é que temos muitas, mas não queremos as consequências dessa liberdade.

Se você é adolescente e está cansado de beber refrigerante e comer biscoito recheado todo dia na hora do intervalo no colégio, deve saber que caso resolva levar frutas, será olhado como o diferente, será trado com preconceito. Muita gente prefere aniquilar a saúde do que suportar esse tipo de coisa.  É assim mesmo. Naquela saída semanal, para ir ao bar com os amigos, eles soltam piadinhas se você se recusa a beber e comer alimentos excessivamente calóricos e que, talvez, você nem goste mesmo. Mas mal sabem que eles é que estão presos à essa teia, que funciona quase como a matrix, mas estão lutando para protegê-la! Em essência, esse sistema nos prende assim: se você compactua com ele, pode se prejudicar silenciosamente; se não compactua, aqueles que estão imersos demais na lama vão achar estranho que você não esteja afundando junto e vão criticá-lo sonoramente.

Se você bebe 2 litros de Coca-Cola por semana, come muita comida gordurosa, muita fritura e muitos biscoitos recheados, não é possível que ainda não tenha reparado que há algo errado com seu corpo. O peso já deve ter denunciado isso, ou então algum problema invisível à olho nu, como uma diabetes ou colesterol alto.

Mas talvez este vídeo seja impactante sobretudo para aqueles que acham que estão se alimentando bem por todos os dias tomarem um achocolatado antes de ir para a faculdade, escola ou trabalho; ou para você que trocou o refrigerante pelo suco de caixinha e acha que fez o negócio da China e acha que virou natureba. Está redondamente enganado.