domingo, 16 de maio de 2010

A Síndrome do Sábio

+A +/- -A

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que foi descrito pela primeira vez em 1943 pelo médico austríaco Leo Kanner. No mesmo ano, a síndrome de Asperger foi descrita pelo também médico austríaco Hans Asperger. O austismo de Kanner é o clássico, em que o paciente apresenta ausência de linguagem e interação social e movimentos corporais repetitivos, entre outros sintomas. É um distúrbio multifatorial, ou seja, sua causa está ligada a propensões genéticas que proporcionam um mau desenvolvimento de certas partes do cérebro, envolvidas na capacidade de interagir com o outro e de desenvolver a linguagem, como os neurônios-espelho, localizados no córtex pré-frontal e a área de Brocca, relacionada ao processamento da linguagem. Mas também pode surgir caso estímulos ambientais na tenra infância não sejam suficientes para que as áreas cerebrais citadas se desenvolvam corretamente.


O autismo não pode ser descrito como “um” distúrbio, mas sim como um espectro de distúrbios. Isso porque existem várias tonalidades. As mais conhecidas são: autismo de Kanner, síndrome de Asperger e Savantismo. Dessas 3, somente o de Kanner possui total incapacidade de interação social e desenvolvimento da linguagem. Os outros possuem essa incapacidade atenuada, podendo ser parcialmente desenvolvida com tratamento adequado. Mas, partindo logo para a questão principal desse post, gostaria de tratar de um dos espectros, o Savantismo.

A síndrome de savant ou savantismo, é uma condição que pode aparecer acompanhada ou não de características autistas. O nome vem do francês, que significa “sábio”. O savant mais famoso é Kim Peek. Ele nasceu em 11 de novembro de 1951, com a cabeça um pouco grande, com uma bolha na parte posterior que foi desaparecendo com o tempo, e com lesões no cerebelo. Kim começou a decorar livros, inicialmente lidos para ele, aos 18 meses de idade. Demorando incríveis 10 segundos para ler cada página de qualquer livro. Ele e seu pai acreditam que 9 mil obras já foram lidas.

Mas o ponto mais interessante ainda está por vir. Kim decorou o que está escrito em cada página dos 9 mil livros que leu durante toda sua vida. Se alguém perguntar o que estava escrito na décima página do quinto livro que ele leu, a resposta vem em poucos segundos. Ele é uma biblioteca ambulante. Sua capacidade lhe conferiu o apelido de Kimcomputador, entre os amigos. Mas, em contraposição a sua genialidade, Kim não consegue escovar os dentes, abotoar roupas ou calçar seus sapatos sem a ajuda do pai. Também, ao andar, tomba com o corpo para o lado direito e apresenta outros problemas na coordenação motora; o que talvez seja causado pelas deformações no cerebelo, parte do encéfalo responsável, entre outras coisas, pela coordenação motora.

Outra curiosidade é que não existe um modo objetivo eficiente de medir as capacidades intelectuais de Kim porque o resultado de seu teste de QI é altíssimo mas outros resultados de avaliações intelectuais diferentes atestam padrões de pessoas com retardos mentais.

Estudos sobre seu cérebro mostrou que não está presente um feixe de fibras nervosas chamado corpo caloso, que liga os dois hemisférios cerebrais. Ainda não foi detectada nenhuma função específica para essa estrutura. Mas se sabe que a ausência dela desencadeia certos efeitos. Por exemplo, pacientes epiléticos, quando apresentam o aspecto agudo das crises, precisam retirar o corpo caloso (ou mesmo um hemisfério inteiro) para cessar os ataques. Em muitos casos, essa retirada resulta no surgimento de um problema chamado síndrome do cérebro dividido em que os dois hemisférios cerebrais parecem funcionar de modo independente. Nunca tinha sido estudado o efeito de uma ausência de corpo caloso “natural”, ou seja, alguém que tenha nascido já sem a estrutura. Ao que parece, Kim não apresenta nenhum problema proveniente da ausência da estrutura. Pelo contrário, parece que seu cérebro funciona como um hemisfério gigante já que não existe a separação entre os dois. Os pesquisadores acreditam que isso está relacionado com sua incrível inteligência matemático-espacial. Kim consegue calcular de cabeça, em menos de 3 segundos, uma operação do tipo 2568 X 5456198. Paradoxalmente, ele não consegue realizar operações com números de 3 dígitos ou menos. Ainda não se sabe o porquê dessa limitação, mas a habilidade de realizar cálculos extremamente complexos como esse se dá provavelmente porque os autistas ao invés de utilizarem a linguagem para raciocinar sobre idéias, eles utilizam imagens. O próprio Kim relatou isso em entrevistas. Segundo eles, os autistas, os números são com peças de um quebra-cabeça que vão se encaixando conforme as operações são realizadas. Dados obtidos de savants não-autistas revelam ainda um dado interessante. Ao realizar essas operações complexas, os savants naturalmente atribuem características únicas aos números, ao invés de vê-los como peças de um quebra-cabeça como os autistas. Os portadores de síndrome de savant revelam que, por exemplo, o número 2 é uma mulher egoísta, o número 8 é um homem sério, o 13 é divertido e amarelo. Talvez, os savants autistas tenham ambas as habilidades, ou seja, codificar números como imagens e com adjetivos.


Como Kim também é autista, apresenta uma série de deficiências no convívio social e na linguagem. Mas como é padrão entre autistas savants, ele possui um certo grau de habilidade para se comunicar e possui um domínio bastante promissor da linguagem.

Sua história passou a ser conhecida no mundo todo por causa do filme baseado na sua condição, Rain Man.

Kim teve uma parada cardíaca em 2009 e faleceu.