terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Debate Criacionismo X Evolucionismo

+A +/- -A

O Bar do Ateu postou um video muito interessante sobre um debate realizado por figuras famosas. O debate foi ótimo mas como sempre vimos que os criacionistas, infelizmente, acabam se preocupando mais em mostrar possíveis falhas no discurso da evolução do que defender e argumentar sobre sua posição criacionista propriamente dita. Não sei eu entendi errado mas Nahor de Souza Neves (o criacionista) falou certas coisas que pelo menos para mim pareceram absurdos; como no final do debate em que ele cita sua admiração por Richard Dawkins mas o critica por considerar o DNA algo puramente material, quando na verdade a molécula é sobretudo informação. Sim, DNA é informação na medida em que sua decodificação tem como consequência a produção de organismos complexos, mas essa construção é feita por mecanismos materiais e não por alguma subst^ncia etérea, uma geleca verde ectoplasmática ou sei lá o que. Enfim, para mim o comentário foi tão impertinente que prefiro dar mais crédito à hipótese de que eu é que não entendi bem o que ele quis dizer. Confira abaixo o que Wagner Kirmse postou no Bar do Ateu.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este debate sobre o evolucionismo passou na TV Sesc entre os professores Mário César Cardoso de Pinna (evolucionista) e Nahor de Souza Neves (criacionista), respectivamente, evolucionista e criacionista. Os vídeos são linkados um após o outro, é só pegar uma pipoca, uma bebida, sentar e assistir ...


Quer comentar algo sobre esse video? Comente no Bar do Ateu


Comentários (3)

Carregando... Logando...
  • Logado como
CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
O ERRO DA TEORIA EVOLUCIONISTA
NO MEU ENTENDIMENTO
O QUE NINGUÉM TEM COMENTADO A RESPEITO DA TEORIA EVOLUCIONISTA, E QUE ME PARECE ÓBVIO, É QUE, SE HOUVE UMA EVOLUÇÃO, ESSA EVOLUÇÃO SERIA CONTÍNUA, OU SEJA, ALÉM DA RAÇA HUMANA ATUAL, TERÍAMOS OUTRAS SUBESPÉCIES AINDA NO MESMO PROCESSO, POIS É INCOMPREENSSÍVEL QUE, DE UMA HORA PARA OUTRA, A EVOLUÇÃO ACONTEÇA COMO NUM ESTALO DE DEDO E SEM REPRESENTANTES DO PROCESSO.
PORTANTO, CREIO QUE NESSE PROCESSO DE EVOLUÇÃO, AINDA TERÍAMOS MUITOS OUTROS SERES EM PROCESSO EVOLUTIVO, OU SEJA, TODOS AQUELES SERES EXISTENTES EM PROCESSO EVOLUTIVO ESTARIAM CONVIVENDO CONOSCO, ATÉ SE COMPLETAR OUTROS PROCESSOS EVOLUTIVOS E CHEGAR AO HOMO SAPIENS NOVAMENTE.
O QUE CREIO TER ACONTECIDO NA VERDADE, ATÉ UM DETERMINADO MOMENTO, É QUE EXISTIRAM SERES SEMELHANTES AO HOMEM, MAS COM INSTINTO SIMPLESMENTE, QUE PODEM ATÉ TER SOFRIDO UM PROCESSO EVOLUTIVO DENTRO DA ESPÉCIE, A EXEMPLO DOS MACACOS, PORÉM, A ESPÉCIE HUMANA NÃO, ESSA POR UM ATO DIVINO, E PARA COMPLETAR O PLANO DE DEUS, ESSE CRIOU O HOMEM COM TODA CAPACIDADE DE DOMINAR OS DEMAIS SERES EXISTENTES, ALÉM DA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO, QUE NOS FAZ TOTALMENTE DIFERENTES DOS DEMAIS SERES TERRESTRES, CASO CONTRÁRIO, TERÍAMOS POR AI MUITOS E MUITOS, SEGUNDO OS CIENTISTAS EVOLUCIONISTAS, MACACOS EM PLENO PROCESSO EVOLUTIVO.
MAS AO CONTRÁRIO, ESSES CONTINUAM MACACOS, IGUALMENTE A OUTROS SERES VIVOS DE OUTRAS ESPÉCIES EXISTENTES, E QUE CONVIVEM OU NÃO CONOSCO DO DIA A DIA, E QUE CONTINUAM DA MESMA FORMA DE ANTES.
OU SEJA, O MACACO É MACACO A MILHARES DE ANOS, O TIGRE É TIGRE, O ELEFANTE IDEM, ETC, E TODOS COM POUCAS VARIAÇÕES DENTRO DA PROPRIA ESPÉCIE, MAS SEM A CAPACIDADE DE EVOLUÇÃO MENTAL, QUE É O DIFERENCIAL DA ESPÉCIE HUMANA, EMBORA, ALGUNS ATÉ APRESENTEM RACIOCÍNIOS MAIS ELABORADOS, MAS PROPRIOS DA ESPÉCIE, COMO SE FOSSE UM CHIP IMPLANTADO NOS MESMOS, FAZENDO-OS SE COMPORTAREM DA MESMA FORMA DENTRO DE CADA ESPÉCIE, DIFERENTEMENTE DO SER HUMANO, E ISSO É MAIS DO QUE EVIDENTE.
2 respostas · ativo 584 semanas atrás
mas é justamente isso, a evolução É CONTÍNUA. Os representantes que temos disso atualmente são os humanos e primatas como orangotangos, gorilas, chimpanzés e bonobos. Todos nós compartilhamos o mesmo ancestral primata hoje extinto. Aliás, é justamente por isso que é complicado dizer que existe UM ancestral comum, assim, de forma tão pontual. As espécies vão se modificando de forma análoga ao espectro de cores. Pegue o verde, por exemplo. Ele vai do branco ao verde escuro, digamos. Em que momento podemos dizer que o branco virou o verde propriamente dito? É uma tarefa difícil, pois temos mil tonalidades entre um extremo e outro. No caso da evolução, existiram outras espécies que nesse mesmo processo, não se perpetuaram, como os neanderthais, homo habilis, homo erectus e etc. Essa sua dúvida é provocada pela visualização da evolução em forma linear. mas não é assim...o certo é imaginarmos uma árvore com muitas e muitas ramificações.

" TODOS AQUELES SERES EXISTENTES EM PROCESSO EVOLUTIVO ESTARIAM CONVIVENDO CONOSCO, ATÉ SE COMPLETAR OUTROS PROCESSOS EVOLUTIVOS E CHEGAR AO HOMO SAPIENS NOVAMENTE. "

Não sei se entendi o que vc quis dizer, mas já adianto que pelo pouco que entendi, está incorreto. Não tem como todos os seres representantes de um processo evolutivo ficarem vivos justamente porque muitos deles são extintos. É como eu escrevi acima...alguns conseguem obreviver mesmo que a espécie comece a se ramificar em outra, outras acabam sendo extintas no processo. E não, não teria como a evolução retornar ao homo sapiens porqueas características que surgem com a evolução são aleatórias...não é um processo teleológico. Se algumas características se repetem é por mero acaso, pois mutações genéticas não seguem um padrão...elas resultam de erros na duplicação do genoma.
É isso aí Felipe!

Postar um novo comentário

Comments by