terça-feira, 21 de maio de 2013

O DSM não é tão vilão assim

+A +/- -A

A Eliane Brum é uma ótima articulista - de acordo com minha opinião "colifórmica" que provavelmente não é muito qualificada para julgá-la - mas acho que quando ela e outros resolvem criticar o DSM o que vem é uma "chuvarada" de senso comum e precipitações. Sim, esse novo DSM (o manual que contém todos os transtornos psiquiátricos catalogados até então) contém muito mais transtornos, de forma que facilmente o leitor desavisado pode ler e já ir se encaixando em algum perfil lá dentro. Mas o que isso significa? A resposta se entrelaça com a própria intenção por trás do DSM: o manual existe para que os psiquiatras do mundo todo possam agir uniformemente à respeito de diagnósticos e tratamentos. É uma mera formalidade necessária se não quisermos criar uma clínica extremamente subjetiva em que vale tudo em termos de tratamentos, teorizações e etc e que ao mesmo tempo, por tanta diversidade, não se chega a lugar algum nem prática nem teoricamente. O manual não serve para que compre cada cidadão o seu exemplar e saia por aí se diagnosticando, como se fosse um horóscopo do jornal de domingo.

No entanto, apesar dessa minha crítica, acho sim muito importante pensar sobre o crescimento exponencial dos transtornos. O que isso significa? Será que não estão tomando como base uma população utopicamente normal e padronizada e classificando qualquer diferença como patológica? Pode ser, mas eu arrisco dizer que essa não é a resposta, pelo menos não em muitos casos. Um dos elementos que entram nessa equação diagnóstica e que raramente os críticos notam, é que alguém só será classificado como "doente" quando procurar um psiquiatra. E se ele procura um psiquiatra ou psicólogo, é porque existe algo errado. Não existe um serviço de atendimento à domicílio em que o médico ou o terapeuta em pessoa vai na casa da pessoa e transforma-a em paciente, batizando-a com um novo transtorno. Então, podemos partir do princípio de que o ponto principal antes de haver um diagnóstico é o sofrimento. Se você é um acumulador compulsivo de tralhas, que esperneia toda vez que se vê obrigado a se desfazer de algo, que arruma confusão com os outros por causa disso, que sofre intensamente para cultivar seus pertences - muitas vezes inúteis -, acho que você tem um transtorno.


Se sua casa está assim, não acho que isso seja SÓ um jeito diferente de ser. No mínimo, isso é um jeito diferente de ser que está te fazendo sofrer.
E, também, isso não quer dizer que você vai ter que se encher de remédios. Quer dizer que terá que se engajar em algum tipo de terapia para tentar deixar essa fixação. Nem que essa terapia seja um bom número de sessões em que você só conte um pouco de si para o profissional que lhe escutará e tentará ver se há uma questão subjacente a esse comportamento, ou se é apenas uma questão de condicionamento e etc.Mindfulness é uma outra boa opção. A prática de meditação faz com que nos tornemos mais conscientes das nossas emoções, pensamentos, e, em geral, como nossa mente funciona e como reagimos aos eventos. Isso seria ótimo, à princíio, para qualquer pessoa diagnosticada com um transtorno - até para quem não tem nenhum.

Os críticos diriam que a coisa não é bem assim, afinal, o psiquiatra vai fazer de tudo para passar um remedinho. Bom, aí é outra história. Existem psiquiatras e psiquiatras. O risco de pegar um exemplar ruim desse profissional é o mesmo de iniciar uma rotina de musculação e ser acompanhado por um instrutor que irá lhe deixar com uma enorme escoliose. Não seria justo se você saísse por aí afirmando irrefletidamente que todos os profissionais de educação física são desqualificados, que estão à mercê da indústria de anabolizantes e complementos vitamínicos e que o que eles passaram anos estudando na faculdade é mera ilusão.


Comentários (26)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Desculpe-me caríssimo,mas suas afirmações em defesa do DSM fogem do ponto mais importante,a saber:NÃO HÁ BASE BIOLÓGICA PARA OS TRANTORNOS NELE LISTADOS,ISTO ESTÁ NO PRÓLOGO MESMO DA OBRA;A linguagem usada é a da ciencia,nada mais,como um jargão indecifrável,mas nunca se comprovou a etiologia de nenhum mal nele descrito.O que se sabe é que por exemplo ao inverso das outras áreas da medicina,o maior acesso ao atendimento destes profissionais resulta numa piora significativa dos pacientes universalmente observada.Veja-se por ex.Anatomia de uma epidemia,Drogas Psiquiátricas e o Assustador Aumento da Doença Mental na América,obra premiada de Robert Whitaker.Considero os argumentos em defesa do DSM mostrados aqui muito empalidecem diante da deterioração da saúde pública mostradas na obra acima,a meu ver vidas são mais importantes que disputar qual teoria vale mais.Isaac Carneiro Victal.
1 resposta · ativo 580 semanas atrás
Primeiramente o própio DSM afirma em seu prólogo que não há provas da etilogia de nenhuma doença mental,que isto ''está para ser demonstrado''!Curioso é que muita gente está morrendo devido aos efeitos colaterais dos elixires milagrosos da psiquiatria,como 1100000 pessoas nos manicômios públicos americanos nos últimos 40 anos.REPITO QUE NÃO HÁ MAIS O QUE DISCUTIR DIANTE DESTE PERIGO QUE A PSIQUIATRIA ALEGADAMENTE ''BIOLÓGICA'' REPRESENTA À SAÚDE PÚBLICA.ADEMAIS,CONHECES POR ACASO O CONTRADITÓRIO,A OBRA DO SR. WHITAKER?
Felipe, não discuta o que não há para ser discutido. Infelizmente, a psiquiatria sempre sofreu e sempre sofrerá preconceito de pessoas que nada entendem do assunto.
Seu texto é muito bom e concordo com você.
Abraços,
Sergio
Preconceito contra a psiquiatria?Isso por acaso é argumento quando apresentei provas irrefutáveis do perigo representado pela pseudiciência psiquiátrica!TEMOS QUE ESFREGAR NA CARA DESTA GENTE O LIVRO DA DANIELA ARBEX,CONTANDO A HISTÓRIA DO HOSPÍCIO EM BARBACENA QUE MASSACROU 60000 PESSOAS,OU DA OBRA BICHO DE SETE CABEÇAS,CENSURADA POR PODEROSOS PSIQUIATRAS POR ESCANCARAR A REALIDADE DOS MANICÔMIOS BRASILEIROS QUE JÁ MATARAM 300000 PESSOAS,OU A OBRA DE WHITAKER QUE DESMASCARA MUITO BEM ESTA FARSA QUE MÉDICOS E LABORATÓRIOS JUNTOS CRIARAM PARA OBTER LUCRO E PODER EM DETRIMENTO DE TODA A SOCIEDADE.A VERDADE É QUE FORA DA PANELINHA DELES,REALMENTE NINGUÉM TEM MOTIVOS PARA RESPEITAR PSIQUIATRAS.
O fato é que todos estão a desconfiar da psiquiatria diente do esposto acima,e os mesmos correm o rico de perder poder e influência com a publicação idiota deste livro absurdo que gerou controvérsia até entre o bando deles.Países civilizados do mundo todo estão investigando os assasinatos,privaçoes de liberdades e intoxicaçoes praticados por estes chalatães e estão baixando leis para restringir cada vez mais o poder destes farsantes,como o fechamento de todeos es manicômios que a cada inspeção das autoridades de saúde revelam mais barbaridades e a obrigatoridedade destes ''médicos'' perderem o poder absoluto dentro da assientência aos ''doentes mentais''.A França por exemplo já quase ignora completamente o DSM americano e considera arbitrária a sua imposição ao mundo todo,já a Itália esta a extinguir até os manicõmios judiciários.Como a psiquiatria sempre prospera à sombra de tiranias,seus métodos pseudocietíficos de controle e social e sua maneira subreptícia de elimuniar indivíduos indesejáveis podem encotram alguma aceitação num país à pouco saído de uma ditadura como o nosso.Ademais,nimguém aqui ao rebater-me utilizou argumentos favoráveis à psiquiatria,como a mesma não está na verdade fundada em nenhuma evidência,partiram para ataques infantis e passaram por cima da falta de provas para defender suas ''teorias''.
Percebi que o nobre cidadão autor do texto acima fugiu do debate aqui neste espaço e passou a fazer referências infames a minha pessoa indiretamente no facebook,tachando-me por exemplo de maluco.Expediente muito infeliz,pois demonnstrei que a defesa dele do DSM é baseada no suposto embasamento biológico desta ''obra'' mas tal base não existe e é adimtida no própio livro,mas isso eles não querem debater,preferem insultar às escondidas e rotular como ''doente mental'' os seus oponentes.Como se não bastasse Szasz,Foucault,Cooper e tantos outros já refutaram perfeitamente esta psedociência psiquiátrica ainda temos a matança de pacientes descrita acima para todos verem,mas isso não os comove!IINSISTEM EM DEFENDER ESSE NEGÓCIO SUJO DE PSIQUIATRIA,DANE-SE O RESTO DA HUMANIDADE!
PARE DE FUGIR E APONTE QUAL INCOERÊNCIA COMETI,QUAL A FALHA DA MINHA ARGUMENTAÇÃO,PARA TACHAR-ME DE MALUCO.COMO DISSERA,NÃO APRESENTARAM NENHUMA RÉPLICA ,SO NOTARAM QUE VAI CONTRA SEUS MESQUINHOS INTERESSES E PORTANTO PASSAM LOGO ÀS OFENSAS PESSOAIS.ESTÁ DEMONSTRADO O USO DE SOFISMAS MUITO SIMPLÓRIOS,ALÉM DE CRUZAREM OS BRAÇOS E SE FAZEREM DE SURDOS DIANTE DO DEBATE DE IDÉIAS QUE NÃO LHE CONVÉM.
Por fim a obra do senhor Robert Whitaker está como exemplo de que o modelo atual de psiquiatria não é melhor de que o modelo ''arcaico'' ,custa um pouco conhecer todas as opiniões e olhar para a realidade ante de emitir um parecer?Não é por nada que apelaram tanto para a falácia da autoridade e para o ataque pessoal ao argumentarem,o que demonstra natureza dogmática desta pseudociência psiquiátrica ao defender a sua ''bíblia''(vulgo DSM) com toda a convicção dos fanáticos.
1 resposta · ativo 579 semanas atrás
Primeiramente ''conspiração'' significa realmente algo como um bando de pessoas juntas disputando por algo,o que com certeza não se refere aos críticos à psiquiatria,que frente às evidências do fracasso do modelo biológico para transtornos mentais resolveram contestar as pretensões ''científicas'' da psiquiatria,pois a mesma fracassara em demosntrar a etiologia DE PELO MENOS UM mal que se arvara a tratar,além de ser mal-sucedida também ao destruir a saúde dos pacientes,pois ao contrário do que alguns pensam,a psiquiatria hoje É PIOR QUE NO PASSADO,ex:enquanto muitos doenças se extinguiram com o surguimento dos antibióticos,após o surgimento das drogas psiquiátricas aumentaram em 10 VEZES o número de incapazes por doença mental nos EUA.Fouclault mesmo afirmara que as internações iriam de fato diminuir pois os novos sedativos usados pelos psiquiatras derrubariam até o mais recalcitrante dos pacientes.NÃO DEVEMOS CHAMAR UM MOVIMENTO DE CETICISMO DIANTE DOS RESULATADOS PÍFIOS E CATASTRÓFICOS DE UMA PSEUDOCIÊNCIA DE CONSPIRAÇÃO,É UMA DEFESA DOS DIREITOS DO CIDADÃO!
1 resposta · ativo 579 semanas atrás
Ademais a proposta inicial do texto acima não foi refutar as afirmaçóes da senhorita Eliane Brum,assim como fizeram comigo não responderam nenhum dos questionamentos dela,passaram a considerá-la desqualificada para a discussão sem presentar provas disso e contruítam um castelo de cartas baseado única e exclusivamente na falácia de autoridade.Saibam que não são os ''ignorantes em matéria de ciência'' que criticam a psiquiatria,na verdade a comunidade científica e médica mesma considera a psiquiatria uma aberração.Thomas Szasz foi um psiquiatra famoso em destruir todas as falsas alegaçoes da psiquiatria biológica ao demonstrar o quanto ela faz uso da mediciba e da biologia deturpando-as para servir aos interesses do que ele chamou de ''medicina política''.Estes termos utilizados por vossa senhoria,por exemplo formam desmascarados por este gênio ao destruir o sentido dado pela psicologia e psiquiatria aos mesmos.Szasz explicou que a palavra mente é apenas uma metáfora,e que uma doença deve-se encontrar apenas no corpo.A psiquiatria passa por cima de todos os critérios da ciência da patologia e de fato ''cria'' doenças comportamentais,sem paralelo com o trabalho de nenhuma outra área da medicina.Referindo-me ao caríssimo oponente,que taxou-me de louco,incoerente e belicos mas que eu nunca ofendi pessoalmente,afirma o mesmo interessar-por por neurologia.Deveria então saber que esta ocupa-se do cérebro e suas doenças num sentido orgânico,enquanto a psiquiatria se detem apenas nos comportamentos e nunca conseguiu a etiologia de nada,comportando-se como uma polícia e forjando um MANUAL ESTATÍSTICO DE DOENÇAS MENTAIS,sem demonstrar nenhuma patologia.O que entra e sai deste livreco se faz única e exclusivamente pr pressoõs da indústria de remédios e pela mera opinião de psiquiatras influentes.ISTO ESTÁ DOCUMENTADO E A PUBLICAÇÃO DO INSUPORTÁVEL DSM ESTÁ ACENDENDO UMA FOGUEIRA,POR EX. INVESTIGARAM E DESCOBRIRAM QUE A FDA NÃO TESTAM OS REMÉDIOS COM A DEVIDA ISENÇÃO,A MESMA FAZ QUANTOS TESTES FOREM NECESSÁRIOS PARA APROVAR OS MEDICAMENTOS QUE A INDÚSTRIA QUER E SE 100 EXPERIÊNCIAS DERAM ERRADO E APENAS 1 FAVORECER DETERMINADA DROGA,ESTA INSTITUIÇÃO OCULTA DA SOCIEDADE OS TESTES ERRADOS E PUBLICA EM REVISTAS ''CIENTÍFICAS''APENAS OS TESTES QUE INTERESAM AOS LABORATÓRIOS.Isto é muito bem demontrado na obra premiada citada por mim de Robert Whitaker.
1 resposta · ativo 579 semanas atrás
Portanto se defender a saúde pública do ataque de charlatães é ser belicoso,não medirei esforços.Sobre ser louco,afirmo mesmo:sou de fato uma LOUCA,que sofreu sim os absusos psiquiátricos por ser efeminado numa cidade do interio de Mnias Gerais,que foi arrastado cama por seis homens,amarrado numa cama por 5 horas,ficando com o corpo todo ferido,que sentiu na pele os efeitos terríveis destas drogas psiquiátricas como perda do controle da musculatura anal,rigidez muscular que me impediu de sair de casa por 6 meses,dermatite que deixou minha cara toda vermelha,aumento de peso,perda de memória e da capacidade de concentração,diminuição radical do desejo sexual e da vontade de viver,dores musculares insuportáveis,tudo isto está descito na bula do HALDOL,PARA QUE QUISER VER OS EFEITOS COLATERAIS!Menos sorte teve um tio meu que segundo o que apurei,veio a falecer pelo sbuso de tais medicamentos.Tudo isto por sermos pessoas que incomodam a outros dentro de nossa própia família e no meu caso em particular uma pessoa que não é nem homem nem mulher numa cidade pequena de um país machista como o nosso,um rapaz delicadíssimo que se revolta sim diante da EXCLUSÃO TOTAL DE QUE É ALVO É ALVO E QUE NÃO ACEITA SER ABUSADO SEXUALMENTE E VER O VIOLADOR SER DEFENDIDO POR SEU PRÓPIO PAI.Curioso é que o modelo alternativo ao modelo biológico para doenças mentais,o modelo do trauma,pode´se contrpor muito bem com o seguinte exemplo baseado em minha experiência pesosoal:PARA OS BIOPSIQUIATRAS UMA PESSOA PODE SER ESTRUPADA 50 VEZES QUE ISTO PARA ELES POUCO IMPORTA,PREFEREM ACREDITAR NUM SUPOSTO DESEQUILÍBRIO QUÍMICO OU MALFORMaÇAO IMPOSSÍVEIS DE SE DEMONTRAREM!No meu caso nenhum psiquiatra deu crédito aos meus clamores de uma pessoa violentada com cumplicidade da família,preferiram me derrubar com sedativos que me tornaram mais dócil e idiota,incapaz de apresentar qualquer problema ao papai e a mamãe e sequer discordar deles,ao invés de dar-lhes bofetadas.Milagrosamente consegui escapar dessa cilada armada por médicos e pela família para controlar a ''loca'' da casa e escapei de ter o destino do meu tio.Infelizmente ainda encontro pessoas que acostumadas aos métodos da psiquiatria(aplicar sossega leão nos pacientes recalcitrantes)e que contrariados me chamaram de louco e idiota por desmacarar estes chalatães médicos,possilvemente desejando que eu estivesse internado pois possuo uma ''doença incurável''(que eles mesmos não sabem direito como funciona) e sendo intoxicado para sempre,definhando e morrendo em meio aos maiores sofrimentos.A antipisiquiatria foi muito feliz ao demonstrar que,para satisfazer os interesses das famílias dos pacientes e das sociedades em que estes vivem,a psiquiatria de ontem e hoje destrói a vida de milhôes de pessoas e faz o ''louco''ficar pior do que estava antes de tomar os medicamentos,conforne a OMS constatou agora entre pacientes do mundo todo.
O MAIS ABSURDO É VER A ALGUÉM DO ALTO DA SUA TORRE DE MARFIM SE RECUSAR A OLHAR A REALIDADE DE MILHÕES DE INFELIZES,CHAMANDO O FATO(A MATANÇA COMPROVADA PROMOVIDA PELA PSIQUIATRIA)DE ''TEORIA''!ESTATÍSTICAS AGORA VIRARAM TEORIAS?PARECE-ME MAIOR A PREOCUPAÇÃO DO CARÍSSIMO EM DISCUTIR SOBRE UMA MERA PALAVRA COMO ''ALMA'',(ALGUÉM JÁ ENCONTROU ESTA SENHORA?)E CONCEITOS VAZIOS SIMILARES QUE A TRAGÉDIA HUMANA FARTAMENTE DEMONSTRADA!ISSO SIM É UM ATRASO PRÉ-KANTIANO TOMAR CONCEITOS NO LUGAR DE REALIDADES E DISCUTIR UMA METÁFORA POÉTICA E RELIGIOSA COMO ALMA À SÉRIO.ISSO É TENTAR EXPLICAR A REALIDADE ENQUADRANDO-A EM CONCEITOS PRÉVIOS.MAS É ISSO JUSTAMENTE O QUE A PSIQUIATRIA BIOLÓGICA SEMPRE FEZ,ELA SIM APRESENTOU ''TEORIAS'' E CONTINUA A APRESENTAR SEM DAR-SE AO TRABALHO DE PROVÁ-LAS(LEMBRO-ME AGORA DE'' AS PALAVRAS E AS COISAS'' DE FOUCAULT).NÃO EXISTE NENHUM CONHECIMENTO DO CÉREBRO QUE JUSTIQUE O DSM,JÁ CANSEI DE REPETIR QUE ISSO É AFIRMADO NA PRÓPIA OBRA,EXISTEM APENAS HIPÓTESES NÃO COMPROVADAS PARA EXPLICAR AS DOENÇAS MENTAIS SOBRE BASE BIOLÓGICA,TANTO QUE EXPERIMENTEM PROCURAR AS CAUSAS DE CADA UM DOS MALES E ENCONTRAREMOS APENAS TEORIAS E MAIS TEORIAS.AS AFIRMAÇÓES DO PREZADO SENHOR FELIPE C. NOVAES CONTRA MIM E ELIANE BRUM PARTEM DE FALÁCIAS DE AUTORIDADE BANAIS ,POIS ONDE ESTÁ A EXPLICAÇÃO BIOLÓGICA QUE ELE DIZ ESTÁ POR TRÁS DO DSM QUE A PRÓPIA APA NEGA?
SEGUINDO O EXEMPLO DO GENIAL SENHOR FELIPE C. NOVAES,CONTINUEMOS AS DISCUSSÕES ELEVADAS EM TORNO DA RELAÇÃO ENTRE ''ALMA'' E ''MENTE'' E O CÉREBRO ENQUANTO O INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL DOS ESTADOS UNIDOS ANTES MESMO DO DSM V SER LANÇADO DECLAROU IGNORÁ-LO A PARTI AGORA E NÃO O RECONHECERÁ MAIS,AFIRMANDO QUE ''PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS MERECEM ALGO MELHOR''.O ESTIMADO DEBATEDOR COM CERTEZA SE RETRATARÁ.
Cara, fica até difícil debater no mesmo nível que vc, pois seu objetivo parece ser muito mais pessoal do que intelectual. Respeito seu sofrimento, e continuo afirmando que a psiquiatria mudou muito já, entretanto, há também de se considerar que há maus e bons psiquiatras.
Estranho apontar desonestidade intelectual nos outros e quando intimado nunca demonstrá-la.Aprenda rapaz que não se dialoga passando por cima dos questionamentos dos outros ao fazer una réplica.Assim como a psiquiatria pretende estabelecer os limites da razão mas o faz com um discurso tolalmente irracional e dogmático como já demontrara,os argumentos aqui encontrados contra a senhorita Eliane Brum e este que vos fala consistiram basicamente em desqualificaçoes e argumentos de autoridade que do ponto de vista lógico nada valem.Muito prelo contrário,passam ima imagem de arrogância e prepotência.Basta citar que a prezada jornalista acima também citou em seu texto que o DSM NÃO É MAIS ACEITO PELA PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE SAÚDE MENTAL DO PAÍS ONDE ELE SURGIU,CONTRA ISSO FELIPE C. NOVAES NUNCA RESPONDE NADA.TEMOS MESMO QUE GRITAR PARA VER SE ELE OUVE.O DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL DOS ESTADOS UNIDOS DIZ QUE ABANDONA O DSM POR ESTE CARECER DE FUNDAMENTOS,MAS O SENHOR FELIPE C NOVAES FOI A ÚNICA PESSOA NO MUNDO QUE VI ATÉ HOJE DEFENDER O DSM BASEANDO NUMA PRETENSA FUNDAMENTAÇÃO BIOLÓGICA QUE NEM A APA AFIRMA EXISTIR.Verdadeiramente fiquei chocado ao ver o DSM defendido aqui justamente no seu ponto mais fraco,em despeito de um trabalho jornalistico utilíssimo que foi exposto ao escárnio por este senhor.Não importa-me ser ofendido continuamente por ele e seu amigos no facebook,o que choca é um homem que diz gostar de Nietzsche e Kant vir com esse postivismo rasteiro,pois o trabalho de Kant limitou e muito as nossas pretensões ao conhecimento e o ''anticristo'' era basicame um irracionalista anti-positivista.Que tais de pesquisas são essas que ele diz conhecer que fundamentam os diagnósticos do DSM que ninguém conhece,volto a pedir isso,que conhecimento esotérico é esse que ninguém mais possui?A seita não aceita ninguém e ainda escarnce dos demais,como de mim e da Eliane Brum?Enquato este cidadão continuar a fugir dos debates desqualificando os oponentes pura e simplemente e se negando a responder qualquer questinamento não o deixarei em paz.Quero ver ele ser capaz de responder CADA UMA das questões levantadas no trabalho jornalístico e aqui por minha pessoa e parar de se apegar aos seus dogmas e crenças contra tudo e contra todos que o questionem,Não fará isso com até agora não fez POIS É UM CRENTE,ASSIM COMO OS PSIQUIATRAS BIOLÓGICOS,que represemtam o papel de médicos ou cientistas para melhor esconder suas pretensões desmedidas pelo poder e influência e sua vontade de subjugar os outros,como se tentou aqui fazer sem nenhuma arguentação contra a senhorita Brum e este humilde cidadão.
Ademais não estou numa luta pessoal,estou a espera de esclarecimentos vindos da pseudociência psiquiátrica diante das suas pretensões de medicar e estabelecer padrões de comportamento,seus diagnósticos sem fundamentação e suas violações aos direitos humanos.ISTO É VÁLIDO SIM E INDEPENDE DA MINHA EXPERÊNCIA PESSOAL.Ainda este Felipe C. Novaes insiste em desmerrecer os argumentos dos demais mesmo quando estes lhe narram uma desgraça pessoal!SURDO AOS SOFRIMENTOS E SURDO AOS QUESTIONAMENTOS DOS DEMAIS,MAS QUEM DEFENDEM DE FORMA TÃO FALACIOSA O DSM DE UMA MANEIRA QUE NEM SEUS AUTORES O FAZEM ESTÁ SEM NUMA GUERRA DISPOSTO A QUALQUER MEIO PARA VENCER.
Pude observar que o nosso caríssimo Felipe C.Novaes fugiu mesmo do debate,pois só sabia dizer que estava acima dos demais e que estes não possuíam capacidade de compreendê-lo.Agiu o tempo todo assim,comigo e com a senhorita Brum,olhando de cima e ofendendo quem ousasse questioná-lo.Acaba de relembrar a história de John Forbes Nash no facebook este rapaz,omitindo que o ''paciente incurável'' como afirmara Felipe e seus colegas sobre os doentes mentais,não toma remédios a mais de quarenta anos,pois percebeu que se continuasse a tomar aquelas porcarias jamais poderia voltar a ser um matemático,pois elas arruínam o nosso cérebro.Escondeu também que produziram um filme infame,chamado Uma Mente Brilhante,que falseia a biografia deste matemático e faz o público crer que o paciente se recuperara devido a medicamentos mais modernos(eu mesmo vi psiquiatras na tv afirmando que Nash só estava bem pois vinha tomando suas drogas regularmente,desmascarei o psiquiatra que proferiu este disparate no YOUTUBE e a BAND que o entrevistara retirou o vídeo de circulação).Por trás de tudo está o fato que o roteiro da película foi escrito pelo filho de uma psiquiatra e sob a supervisão de psiquiatras.ELES QUEREM DECRETAR SUA PRÓPIA VERSÃO DA BIOGRAFIA DOS SEUS PACIENTES E CALAR A VOZ DESTES.ESTE É O MODUS OPERANDI DA PSIQUIATRIA,É IMPOSSÍVEL CHARLATANISMO NÃO SER ALGO INTRISECAMENTE MAU.
Quanto ao mencionado sobre Szasz e Foucault por ti,como que alguém que derrubou toda psicopatologia com O Mito da Doença Mental pode preservar algum ''fundamento científico''da psiquiatria?Como alguém irracionalista a ponto de morrer por uma infecção do vírus HIV só para desafiar os médicos do seu tempo pode ter alguma consideração pela psiquiatria,se nem a medicina este pensador francês escutava?Ele não quis mudar seus hábitos sexuais e arcou com as consequências.É o direito de fazer o que quiser com a própia vida,mesmo acabar com ela,nós não temos o direito impedir.A psiquiatria vai contra isso,pois ao contrário do que o estimado Felipe C.Novaes afirmou no seu texto,as pessoas não podem escolher se querem ou não ser traTadas por um psiquiatra.ESTA É A ÚNICA ESPECIALIDADE DA MEDICINA QUE TRATA E INTERNA À FORÇA E MEDICA E ROTULA SIM OS PACIENTES CONTRA A VONTADE DOS MESMOS(ESTE QUE VOS FALA PASSOUI POR ESTA EXPERIÊNCIA,VIERAM SEIS HOMENS LEVAR-ME BRUTALMENTE PARA EXAME,ARRANCARAM ATÉ MINHA ROUPA NO MEIO DA RUA E PRENDERAM-ME A FORÇA NUMA CAMA COM TANTA VIOLÊNCIA QUE FERIRAM TODO MEU CORPO,ISSO SEM QUE EU APRESENTASSE RESISTÊNCIA!
Também tenho algumas palavras reservados para este senhor Sergio Eduardo de Carvalho Machado,que de maneira muito feliz respondeu ás minhas perguntas chamando-me simplesmente de idiota!Este sujeito adora mostrar na sua página no Facebook ''estudos'' que norteariam suas posições.Primeiramente se Robert Whitaker demonstrou que até FDA realiza seus estudos de maneira a beneficiar os laboratórios,imagine os pesquisadores das universidades que SÃO OS MAIORES RECEBEDORES DE RECURSOS DA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS?Os resultados com certeza só mostrarão aquilo que o pesquisador ou a empresa que o financia querem,muita gente está entrando neste negócio por causa do dinheiro envolvido,quantias que não são vistas em pesquisas que não interessam aos laboratórios.Tomemos um exemplo de pesquisa postado pelo senhor Sérgio Eduardo:na presente farsa,o charlatão Paulo Mattos já começa afirmando que o ''défict de atenção''(que nome pedante)tem uma determinada causa para depois apresentar uma pesquisa afirmando que descobriu a causa que ele já sabia desde o início.Esta causa que a APA por exemplo desconhece e que todos consideram apenas uma hipótese,a saber que a dopamina está por trás deste mal e da esquizofrenia.ISTO É APENAS UMA TEORIA.NÃO UM FATO.ASSIM SE FAZEM E SE PROPAGAM AS FRAUDES!Não é por nada que esta gente tanto foge do debate,este senhor Sergio Eduardo de Carvalho Machado além de só conhecer como argumento insultar opositores,assinou um manifesto de psiquiatras pedindo esclarecimentos a uma rede de televisão por ter passado uma ''imagem negativa'' da terapia por choque elétrico,prática proibida em muitos países,por causar danos irreversíveis ao sistema nervoso do paciente mas que a Associação Brasileira de Psiquiatria defende como segura.
Como estava a reclamar desde o início,o nobilíssimo senhor Felipe C Novaes retirou-se da discussão e recusou a reponder ,por exemplo, por que morreram 1100000 pessoas desde 1965 nos manicômios públicos americanos e insiste na tese de que o DSM não é tão vilão assim,pois experiências negativas dos pacientes não devem ser levadas em consideração,ao contrário,todos este que morreram e os que ainda se arrastam pela Terra devem ser tachados de incovenientes e ignorados em suas reclamações.Isso é de uma crueldade assustadora,calar a voz dos pacientes e só os médicos podem pronunciar-se.Usei as maiúsculas pois não fui respondido em nenhuma das minhas perguntas desde o início,assim como não responderam às questões da senhorita Brum,não devo limitar ou adaptar a forma como escrevo para encaixar-se nas preferências estéticas de meus interlocutores,ainda mais quando estes me insultam às escondidas no facebook(que é público e que todos podemos frequentar)sendo que jamais usei um adjetivo contra a pessoa Felipe C Novaes,já ele e seus amigos desde o início fugiram sim do debate chamando-me de idiota,maluco,desonesto,ideológico,chato e achando-se mais qualificados que eu e olhando-me todos de cima,mas não souberam responder nada que lhes perguntei e demonstraram uma insensibilade assustadora diante das experiências dolorosas das outras pessoas.
Não posso calar-me ao observar que estão desqualificando minha arguentação tachando-a de ideológica,sendo que apresentei estatísticas e pouca teoria,chamando-me de cientólogo sendo que abomino esta seita e o fato de concordar num ponto não o faz partidário de toda a filosofia dessa ''religião''(que absurda esta argumentação),insistindo que defendo um dualismo entre ''mente'' e ''cérebro'' sendo que esta é uma afirmação que nunca fiz pois para mim este é um falso problema,concordo com Szasz na questão de que a mente não existe,é um conceito vazio,não pode estar em oposição com um órgão do corpo,uma oposição entre um conceito filosófico-psicológico e um órgão do corpo é simplesmente absurda.Isto foi usado ao longo da conversa para desviar o foco das minhs denúcias.Volto a afimar:se a OMS afirma por exemplo que os pacientes que não recebem tratamento psiquiátrico estão melhor em sua esquizofrenia que os pacintes assistidos e medicados por psiquiatras,isto é um FATO,não uma teoria,não é algo que se pode discutir,ou uma conspiração,na verdade é uma triste realidade que devemos com modéstia aceitar para tentar melhorar a assistência aos doentes mentais.Isto é a última coisa que parece preocupar que está atacando-me,eles quase ignoram completamente a situação dos pacientes e estão mais preocupados em defender sua classe em detrimento de qualquer queixa dos pacientes.Isto representa má fé e o ministério da saúde garante o direito do paciente em receber todas as informaçoes acerca do tratamento que lhe é ministrado e que este deve ter sempre na medida do possível a palavra final acerca dos cuidados que lhe são oferecidos.Estão meus opositores defendendo algo ilegal e contrário aos direitos do paciente doente mental e ques constiutui crime,também passível de processo civil,a saber,o fato de negar ou ocultar informações sobre procedimentos médicos potencialmete perigosos para o paciente.
Agradeço a todos meus opositores e principalmente ao caro Felipe C Novaes por terem participado de um debate que É SIJ MUITO IMPORTANTE para a saúde pública e pelo fato de meus comentários não terem desaparecido deste espaço até agora,reafirmando que minha posição não tem motivação pessoal ou egoísta e sim altruísta em defesa de pacientes lesados que alguns médicos querem calar para não atrapalhar seu negócio sujo.Pra mim qualquer discussão é válida e instrutiva,o tema é atual,pois Szazs acabou de morrer por exemplo,além de que o conhecimento se constitui na verdade em debates como esse,negar a importância disso é uma postura obscurantista,ignorante e autoritária.

Postar um novo comentário

Comments by