sábado, 5 de fevereiro de 2011

Conspiração Katy Perry ou Paranóia?

+A +/- -A


Primeiramente, assim como fiz no video da Lady Gaga, gostaria de ressaltar que não quero estabelecer aqui o dogma de que a Katy Perry não vendeu sua alma, de que ela é inocente e etc. Meu objetivo não é fazer o típico advogado de defesa. Só quero mostrar que TALVEZ, e ainda digo que provavelmente, esse alarde que os religiosos mais radicais e conspiradores fazem, não raramente, não passa de...alarde mesmo. Mas confesso que esse video, pelo menos da maneira que foi editado, me parece muito mais convincente do que o da Lady Gaga, que analisei num post anterior. Tendo dito isso, analisarei outras possíveis interpretações da simbologia mostrada no clipe California Gurls.
[Para  entender plenamente o post é preciso ver o video abaixo]


O video já começa (por volta dos 30 segundos) nos contando que o California Gurls fala de como Katy Perry alcançou o sucesso. Não sei, pode ser que sim, pode ser que não. Depois, aos 38 s, uma entrevista com ela é mostrada, onde Perry fala que não alcançou o sucesso antes de vender sua alma ao Diabo. Não é novidade que os artistas são seres que por natureza querem chamar a atenção de todos à sua volta e um dos jeitos mais fáceis de fazer isso é falando frases impactantes, de efeito. Veja por exemplo o que falou Gallagher, um dos componentes da banda Oasis: “Olho para Chris Martin [vocalista do Coldplay] que diz que nunca consumiu drogas em sua vida e penso que é um idiota. Drogar-se é o melhor de estar em uma banda de rock”.
 “O músico volta a alfinetar o vocalista do Coldplay ao falar sobre o engajamento político e social em shows de rock. ‘Estive em muitos shows em estádios: todos falam de política e nenhum toca. E as pessoas estão ali pela música. Em um espetáculo do U2 ou do Coldplay, sempre há uma mensagem sobre os pobres ou sobre as pessoas que morrem de fome’.

‘Está bem, mas não podemos só ter uma noite agradável? Devemos nos sentir sempre culpados?’, questiona Gallagher.”
 Ou então a declaração um tanto estranha vinda de um “galã” amado pelas fãs de vampiros emos; com a palavra, Robert Pattinson
Com certeza um radical leria essa declaração um tanto agressiva e reagiria mais espalhafatosamente ainda, provavelmente alegando que Robert faz parte de algum tipo de seita maligna que pretende exterminar todas as mulheres do mundo, ou que ele na verdade faz parte de uma sociedade secreta de gays emos ou então que o fato de ele odiar vaginas e fazer um papel de um vampiro, ou seja, um personagem que gosta de chupar sangue tem alguma ligação.

Voltando ao caso Katy Perry, o video prossegue dizendo que o tal clipe narra a sua história e como e quando ela fez o pacto e como ele mudou sua vida e etc (a partir de 1:00).

(1:10) Ela está vestida como uma menina de uns 15 anos, idade que Katy Perry teria estado apagada da mídia, segundo a entrevista. Então essa parte do clipe simbolizaria essa época. Eis que aparece o Snoop Dogg oferecendo doces, coisas que atraem crianças. Mas Danizudo (autor desses videos) diz que essas guloseimas simbolizam o dinheiro de Hollywood, o que certamente atrai o interesse de adultos. Mas a cantora não era apenas uma criança? Se dinheiro atrai só adultos porque Danizudo dá a entender que ela, com 15 anos, foi atraída? 


À seguir entra uma cena de algum programa de TV dizendo que Emma Watson (Hermion em Harry Potter) é a atriz mais bem paga de Hollywood atualmente. Obviamente Danizudo ligou esse fato a um possível pacto que a moça também tenha feito. Bom, atuando em um filme inspirado em um livro cuja quantidade de fãs já era gritante, não me surpreende que o filme teria rendido um bom salário para ela. Não vejo onde encaixar um pacto diabólico. Se ela tivesse atuado no filme Deu a Louca em Hollywood e tivesse ficado rica aí sim eu iria começar a acreditar na hipótese do pacto (mesmo assim eu acho que acreditar em máfia seria mais coerente).



(2:24) Outro exemplo é dado, dessa vez usando Snoop Dogg em um antigo clipe em que aparece mais ou menos o mesmo tema, ou seja, ele aparentemente levando uma vida sem sucesso até aparecer alguém ou alguma coisa oferecendo uma vida de luxo e etc. Snoop Doog mostra uma preocupação no clipe:
“Espere aí. Uma voz falou comigo e lentamente disse: ‘traga seu estilo de vida para mim e eu farei ela melhor.’
E quanto irei viver?
Vida eterna e para sempre.
 E eu serei o cara que eu era?”
Eu poderia interpretar isso como sendo uma linguagem simbólica para se referir ao mercado ao qual esses rappers tem que se submeter, aos patrocinadores e tudo aquilo de que se tem que abrir mão para agradar ao público. Ser famoso é uma vida de entrega e exposição mesmo. Mas não a uma força oculta, mas à mídia que funciona 24h, às próprias pessoas sem ligação com a mídia mas que reconhecem um astro em qualquer lugar. Será que essa virada na vida de qualquer pessoa não gera consequências? Será que frente a essa observação  permanente, semelhante a um Big Brother com ou sem câmeras, esse julgmento constante partindo de todos os lados não nos muda em certo ponto na medida em que temos que manter uma imagem atraente?

(3:35) Alguns ursos feitos de doce aparecem e são rudes mostrando o dedo do meio e fazendo uma cara de raiva. O video mostra que isso, supostamente é uma expressão demoníaca. Hã!? Por que? Sentir raiva ou fazer aquelas caras, mostrar o dedo do meio agora é um “privilégio” exclusivo de diabinhos? Essa parte não tem propósito nenhum, passarei para a seguinte.

(3:56) Essa é uma das partes mais interessantes porque Danizudo se mostra correto até certo ponto.  Ele está certo sobre um dos usos atuais dos pentagramas, mas como é de costume, por falta de conhecimento ou propositalmente; as pessoas escondem os primeirmentos significados desses símbolos. Antes de ser usado em seitas atuais de ocultismo e etc, o pentagrama pode simbolizar a união do masculino (número 3) e do feminino (número 2), sendo também o ícone do princípio andrógino. Serve também de símbolo de reconhecimento em uma sociedade (usado pelos pitagóricos, por exemplo). É também uma das chaves da Alta Ciência: abre a via do segredo. O pentagrama significa ainda o casamento, a felicidade e a realização. Na Antiguidade era considerado um símbolo da idéia de perfeição.
"Eu odeio vaginas"
Em seguida aparece a parte do clipe em que Katy Parry começa a subir por umas serpentes que obviamente são interpretadas no video como sendo Satã. Sabemos que na Bíblia não existe nenhuma passagem que identifique as serpentes como Satã. Ok, mas isso não significa que seitas utilizem esse conceito errôneo. 

O video aparentemente é bem coerente, foi bem encaixado e sim, existe alguma chance de que Katy Perry ou seja lá quem for tenha o objetivo de narrar uma história nesse clipe. Eu acho isso improvável uma vez que artistas adoram ficar em destaque, como nos exemplos ao longo do texto, e fazem de tudo pra isso. Além disso, existe algo que parece que algumas pessoas, principalmente cristãos, esquecem que se chama linguagem cifrada, simbologia, linguagem figurada e por ae vai. Qualquer coisa que aparece em um clipe, filme, música ou até na Bíblia, tem que ser encarada literalmente. Já comentei em outros posts que essa literalização do mito, do símbolo o torna infértil, o impede de passar a mensagem devida. Se algum grupo ocultista realmente está utilizando esse simbolos dessa forma, eles são tão pobres simbolicamente como aqueles que interpretam qualquer mitologia de maneira concreta e literal. 

Fontes / Saiba Mais
Dicionário de símbolos – Jean Chevalier e Alain Gueerbrant

Satã: Uma Biografia – Ansgar Kelly


10 comentários:

Carol Venturotti disse...

Então, é meio sinistro assistir esse vídeo às 4 da manhã. hahahah

Mas falando sério, esse faz bem mais sentido do que o da Lady Gaga! Mas continua sendo forçado demais pra mim! Até tem ALGUMA lógica o que ele fala, mas não sei. Realmente não consigo aceitar que exista alguém que fica bolando mensagens subliminares pra colocar nos vídeos!
Me admirei dele não falar dela estar nua no clipe. E a parte dos pentagramas, que faça algum sentido, mas falar da calçada da fama já é demais, não?

Quanto a serpente, não sei exatamente aonde na Bíblia e nem como, mas tem alguma coisa que diz que Maria pisa em na cabeça de uma serpente, ou coisa assim, em que a serpente simboliza o mal. Mas como geralmente quem faz esses vídeos não são católicos, não acredito que façam alguma referência à Maria.

Mas então, bastante interessante o post! E o grande babaca desse post inteiro? Os irmãos Gallagher! Dois idiotas! Se fizesse música e ficassem calados, seria bem melhor!

Felipe disse...

haha Imagino que de madrugada seja meio bizarro mesmo. De madrugada a gente não fica muito normal né...forçar ficar acordado não nos deixa muito sãos.

Mas então, como eu mostrei no post Falha Lógica (http://nerdworkingbr.blogspot.com/2011/01/falha-logica.html), a razão pura não é um bom instrumento para perscrutarmos o mundo e descobrir o que realmente acontece. Isso significa que simplesmente assistir aos videos e assimilar os argumentos dele e ver a coerência interna dele nada nos diz sobre a realidade do assunto.

Realmente é meio difícil de conceber um carinha que fica planejando como colocar mensagens ocultas em videos e etc. Que coisa sem noção. E isso é meio sem propósito por natureza porque se a intenção dos videos, segundo os crentes, é espalhar o ocultismo, influenciar pessoas e etc....O que tal video vai conseguir se as mensagens vinculadas nele, upostamente de cunho ocultista, nem são percebidas direito pela maioria das pessoas???? hahaha Ou seja, ou os críticos dos videos estão errados ou os ocultistas que fazem essas porcarias é que são burros.

Sobre a serpente...Realmente existe essa passagem dela levando um "quichute" no crânio. rs Mas não lembro onde ela aparece nem se o manuscrito é de uma fonte de cópia tardia ou se é antigo. Talvez mais tarde eu dê uma olhada nisso. Mas o que posso afirmar, baseando-me no livro que li e nos posts que escrevi sobre o assunto (http://nerdworkingbr.blogspot.com/search/label/Sat%C3%A3) é que mesmo nessa passagem não há uma ligação entre a serpente e Satã. Sim, a serpente pode ter sido citada porque afinal, foi ela quem excitou Eva em relação ao fruto e que por sua vez influenciou Adão. Mas nem mesmo no Gênesis aparece uma identificação da Serpente com Satã.

uahusahsau Pois é...os Gallagher deviam abrir a boca só pra cantar...porque falar tá foda.

Valeu, Carol!

Carol Venturotti disse...

Não disse que tem relação com o Satã, mas nessa passagem (ou seja lá o que for), ela representa o mal, senão Maria não ia dar um head-shot na bichinha! hahahaha

Mas é verdade isso que você falou, se nego quer enfiar essas idéias ocultistas na cabeça do povo, porque fazer coisas tão bem elaboradas, que o público comum não é capaz de entender? A menos que seja alguma coisa que mexa com o sub-consciente...

Felipe disse...

Na verdade, em alguns casos a serpente vem não como um símbolo do mal comparado a Satã posteriormente, mas como o ser que influenciou Eva a comer o fruto e saber de coisas que ela não devia saber. De acordo com a interpretação da maior parte dos judeus da época, ela foi identificada como um animal astuto, sorrateiro, um vulgo filho duma p... rs. O que seria perfeitamente lógico de acordo com essa interpretação de que o conhecimento oferecido por ela era umaparada que deveria continuar escondida e tal. Existiam correntes cristãs que viam esse mito de forma diferente, mas isso é assunto pra outro post.

Essa história de mexer com inconsciente, subconsciente e outras coisas do tipo é uma parada que acaba servindo como argumento curinga também pelos crentes porque como poucas pessoas conhecem bem o asusnto, fica fácil afirmar qualquer coisa e passar por verdade. Não acho provável que seja possível passar mensagens para o nosso inconsciente do tipo: Ohhh está vendo a Katy Perry subindo nas serpentes?? Faça igual....suba nas serpentes, suba no Capiroto...

Isso é muito bizarro. Não existe isso. rs As mensagens subliminares são bem menos eficiente em certos spectos do que as pessoas pensam. Não acho que um clipe conseguiria passar uma mensagem complexa dessa até porque para esse suposto efeito existir, a pessoa teria que relacionar serpente à satã, e isso vale pra toda a suposta simbologia oculta do clipe. Quem não tem conhecimento sobre o assunto, de qualquer forma não ia ser influenciado pelo clipe nem mesmo inconscientemente.

Anônimo disse...

Nada a ver se ela tivesse pacto ela assumiria como outros fizeram por exemplo a madonna e vamos relembrar que ela vivi achando guerra com madonna pela madonna falar mal da igreja e o primeiro cd da katy era total gospel eu sei porque eu tenho e ela tem pais cristões que sempre a levaram a igreja e tem jesus tatuado no pulso

Felipe disse...

Tem certeza que a Madonna declarou que fez pacto com o diabo??

Que eu saiba, ela é adepta da Cabala somente.

Anônimo disse...

Pra mim Danizudo fala coisa a onde nñ tem

Unknown disse...

O quê? Aposto que esse cara não tem nenhum conhecimento da bíblia, Lá em apocalipse há uma passagem dizendo que satanás é simbolizado por serpente tmb. Leia pra depois fazer alguma crítica ao danizudo porque ele sim tem conhecimento bíblico. E só pra constar, a Kate Perry declarou que vendeu a alma ao diabo, há um vídeo mostrando isso,não me contaram, eu Vi!

Felipe disse...

Mas existe alguma prova de que ela REALMENTE fez o pacto, Dayane?
Esses artistas gostam de aparecer, e na maioria das vezes "aparecer" significa dar declarações ou ter atitudes públicas polêmicas. Dizer que tem pacto ou dar qualquer alegação não-cristã é ser polêmico, é chamar a atenção. Estratégia velha. Inclusive, toda a simbologia dos clipes pode ter apenas isso como objetivo.

Unknown disse...

Gostei muito do blog e de alguns posts, mas nesse você está falando sem conhecimento de causa algum, sou inscrito do canal e o Dani estudou a fundo controle mental MK Ultra coisa que você, nem ninguém dos comentários pelo jeito nunca deve ter ouvido falar sobre. Por isso acham absurdo as coisas dos vídeos, quando não se está inserido no contexto tudo parece ser ridículo e de "outro mundo" mesmo que esteja explicito, na cara como se diz. E a serpente é simbolo do satanás desde sempre, quando ela "enganou" eva. A semente da mulher (Jesus) é que pisou a sua cabeça. Dragão, serpente são todos símbolos do infeliz do diabo sim no livro da Revelação conhecido popularmente como apocalipse.
Agora eu te pergunto quem é burro de verdade os ocultistas e satanistas que jogam tudo na sua fuça através principalmente de TV e internet e riem de nós ou nós que vemos tudo alienados e não fazemos coisa alguma pra mudar um pouco a situação ou pelo menos alertar as pessoas esse é o papel de canais e blogs como o Danizudo.
Mais uma vez O mau do esperto é achar que todo mundo é trouxa e o mau do ateu é achar que todo cristão é burro
Shalom
Keep thinking

Postar um comentário