Postado também no Socialmente
Há poucos anos atrás, o estudo científico da meditação era praticamente inexistente. Foi isso o que afirmou Philippe Goldin, um pesquisador da Universidade de Stanford, em uma palestra que ele deu sobre esse assunto na universidade. Entretanto, nos últimos anos, esse cenário mudou drasticamente. A meditação se tornou um dos assuntos mais “quentes” (e sexy) na psicologia e na neurociência. Ela é comumente associada ao Budismo, embora diversas culturas tenham desenvolvido e praticado ela ao redor do mundo desde tempos muito remotos (segundo a Wikipédia, desde que a humanidade existe praticamente O.O).
Há poucos anos atrás, o estudo científico da meditação era praticamente inexistente. Foi isso o que afirmou Philippe Goldin, um pesquisador da Universidade de Stanford, em uma palestra que ele deu sobre esse assunto na universidade. Entretanto, nos últimos anos, esse cenário mudou drasticamente. A meditação se tornou um dos assuntos mais “quentes” (e sexy) na psicologia e na neurociência. Ela é comumente associada ao Budismo, embora diversas culturas tenham desenvolvido e praticado ela ao redor do mundo desde tempos muito remotos (segundo a Wikipédia, desde que a humanidade existe praticamente O.O).
Diversos estudos têm demonstrado que a
prática da meditação pode trazer muitos benefícios, tais como: nível
maior de emoções positivas, redução de sintomas relacionados à
depressão, raiva, ruminação mental, estresse, ansiedade, alteração do
padrão de atividade cerebral, de conexões neurais, aumento da empatia,
de bem-estar… essa é só uma pequena lista perto dos outros benefícios
que essa avalanche de estudos tem encontrado. A melhor parte de pensar
na meditação como uma aplicação prática para promover bem estar e saúde
mental é a sua acessibilidade – tudo o que você precisa para começar a
praticá-la é de uma mente, de um pouco de informação e de vontade de
praticá-la!
Voltemos agora à pergunta que dá o título
a este texto. A despeito de existirem diversas variações, a maioria das
técnicas de meditação envolve uma experiência mental voltada para o
treinamento consciente de diversos processos cognitivos, tais como a
atenção, a memória, avaliações automáticas e a percepção. A depender da
técnica de meditação em questão, são treinados diferentes aspectos
destes processos cognitivos. Uma sessão de meditação pode durar desde
cinco minutos até várias horas ao longo de vários dias, como ocorre em
alguns retiros voltados para essa prática. Ela também pode ser praticada
tanto na famosa posição de lótus quanto simplesmente sentando-se em uma
cadeira, deitando-se, em pé e até mesmo andando (recomendo assistir
esse vídeo de Alan Watts sobre esse assunto, dica do Felipe Novaes,
escritor do blog NERDWORKING).
Uma famosa especialista no assunto e
autora de uma dezena de livros sobre meditação, Sharon Salzberg,
explicou de maneira intrigante e simples uma das habilidades que estamos
treinando continuamente durante qualquer tipo de meditação. Em um texto
publicado no Huffington Post, ela explica da seguinte maneira (o que se segue é uma tradução minha de um trecho deste texto):
“O que nós estamos realmente praticando é a arte de recomeçar, não de acumular um registro de mais e mais respirações antes que a nossa atenção se desvie. Na medida em que melhoramos nossa habilidade de deixar que a distração se vá, de recomeçar sem rancor ou julgamento, nós estamos aprofundando o perdão e a compaixão por nós mesmos. E, na vida, nós percebemos que podemos cometer um erro e mais facilmente recomeçar ou mudar o nosso caminho escolhido e recomeçar. Nós estamos praticando isso na meditação se estamos trabalhando com a respiração, com a consciência do corpo ou das emoções, ou recitando as frases formais da prática da bondade-afetuosa (loving-kindness). Essa é a meta-lição, moldada no âmago dos nossos esforços, na nossa abertura à tentativa, na serenidade dos nossos corações em expansão, na nossa risada de nós mesmos, nossas lágrimas, nossa humildade: nós sempre podemos recomeçar. E nós precisaremos recomeçar.”
Esse
trecho afirma que enquanto meditamos, estamos continuamente treinando
nossa capacidade de recomeçar e de ter compaixão por nós mesmos, mesmo
que a gente cometa falhas (no caso da meditação, a falha seria a
distração). A partir do que essa autora propõe, na medida em que vamos
nos tornando mais habilidosos na meditação, ocorrem uma série de
mudanças na nossa cognição quanto a como nos percebemos e avaliamos os
nossos fracassos.
Para entender melhor o que são as “meditações,” vamos agora a alguns exemplos. Na técnica de meditação mindfulness,
uma das mais estudadas na psicologia e na neurociência atualmente, o
objetivo é aprender a controlar a atenção consciente, direcionado-a ao
momento presente sem que avaliações e julgamentos sejam feitos. A ideia
por detrás desta técnica é a de conseguir se tornar totalmente imerso no
fluxo da experiência presente. Essa técnica envolve não apenas um
grande foco no presente imediato, mas também uma postura de abertura,
curiosidade e aceitação em relação à experiência momentânea que está se
desenrolando no momento da meditação.
Em um estudo discutido aqui no blog, por exemplo, foi usada uma variação desta técnica, a mindful attention meditation,
ou, como traduzi na época, a técnica de atenção meditativa (também
poderíamos traduzir como “meditação da atenção plena”). Foi possível
observar uma diferença considerável entre as respostas automáticas de
dois grupos de participantes a fotos de alimentos saborosos – o grupo
que realizou um breve e simples treinamento na técnica de atenção plena
exibiu uma reação impulsiva menos intensa do que o grupo controle a
fotos de alimentos saborosos.
Outras duas técnicas de meditação que tem sido mais estudadas são a meditação da compaixão (karunaa, em Pali, uma língua asiática antiga) e a da bondade-afetuosa (mettã). Ambas são descritas em um importante livro da tradição budista Theravada, o Visuddhimagga, como dois dos quatro estados sublimes ou brahma viharas. Os outros dois estados sublimes são a alegria altruísta (mutida) e a equanimidade (upekkha).
Esses quatro estados sublimes são as quatro qualidades que devem ser
cultivadas na mente para que uma vida livre da angústia possa ser
atingida, bem como uma compreensão melhor de como nossas mentes
funcionam. A meditação da compaixão se foca na conscientização do
sofrimento de todos os seres vivos e no desejo de alívio desse
sofrimento; a meditação da bondade-afetuosa se foca no desejo altruísta,
incondicional e afetuoso de bem-estar de todos os seres vivos.
Um
dos motivos do entusiasmo gerado a partir deste e de outros estudos
similares é que mesmo intervenções incrivelmente simples e de curta
duração baseadas nestes diferentes tipos de meditação demonstram efeitos
consideráveis. Não se pode negar, entretanto, a importância de
intervenções mais complexas oferecidas por treinadores experientes e a
compreensão dos efeitos gerados pela prática meditativa de longo prazo.
Muitos estudos atestam que a prática regular pode ser ainda mais
benéfica. Isso faz sentido dentro do que é relatado por praticantes
experientes da meditação – muitos relatam que as técnicas podem alcançar
níveis de dificuldade e complexidade muito maiores do que o que pode
ser alcançado com treinamentos de curto prazo e que o treinamento das
diversas habilidades exigidas pela meditação pode ser aprimorado quase
indefinidamente. Um exemplo é uma técnica meditativa onde a pessoa deve
decorar e então mentalizar uma imagem como essa,
pensando e visualizando cada detalhe da imagem por horas seguidas. Se
quiser entender porque isso é difícil, tente você mesmo fazer isso por
apenas dez minutos!
Outra série de estudos que chamam a
atenção e que também ajudam a entender porque a meditação de longo prazo
pode alterar de maneira tão profunda nossa cognição são os advindos da
neurociência cognitiva. Estes estudos revelaram que a própria estrutura do cérebro pode ser alterada
pela prática meditativa. Estudos com monges budistas experientes, por
exemplo, têm demonstrado que o funcionamento dos seus cérebros pode
diferir consideravelmente dos cérebros de pessoas que não praticam
meditação. Além disso, outro estudo divulgado aqui no blog
também indicou que mesmo as reações emocionais mais automáticas, tais
como as expressões faciais, se mostram particulares no caso de
praticantes experientes de meditação.
Espero
que, ao final desse texto, você tenha entendido um pouco melhor o que é a
meditação e como a sua prática pode ser diversificada e benéfica.
Aprender a meditar pode ser comparado com aprender a andar de bicicleta,
uma nova língua ou um novo assunto difícil – o começo pode ser bem
frustrante. Fazer algo aparentemente tão simples quanto não pensar em
nada durante cinco minutos enquanto fica parado e relaxado pode ser um
verdadeiro desafio. Mas, com um pouco de persistência inicial, esta
habilidade pode ser desenvolvida e chegar a níveis que, inicialmente,
podem parecer impossíveis de serem alcançadas algum dia por você. Por
fim, vale ressaltar que a meditação, por mais benéfica que seja, não
pode nos livrar de todo e qualquer sentimento negativo, como a ansiedade
e a tristeza, portanto não se “preocupe em perder de vez as suas
preocupações” praticando a meditação, você no máximo atenuará e saberá
lidar melhor com estas emoções.
Referências
- Fredrickson B. L., Cohn M. A., Coffey K. A., Pek J., & Finkel S. M. (2008). Open hearts build lives: positive emotions, induced through loving-kindness meditation, build consequential personal resources. Journal of Personality and Social Psychology, 95 (5), 1045-62 PMID: 18954193
- Hofmann S. G., Grossman P., & Hinton D. E. (2011). Loving-kindness and compassion meditation: Potential for psychological interventions. Clinical Psychology Review, 31 (7), 1126-32 PMID: 21840289
- Hutcherson C. A., Seppala E. M., & Gross J. J. (2008). Loving-kindness meditation increases social connectedness. Emotion, 8 (5), 720-4 PMID: 18837623
- Leung M. K., Chan C. C., Yin J., Lee C. F., So K. F., & Lee T. M. (2013). Increased gray matter volume in the right angular and posterior parahippocampal gyri in loving-kindness meditators. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 8 (1), 34-9 PMID: 22814662
- Mascaro J. S., Rilling J. K., Tenzin Negi L., & Raison C. L. (2013). Compassion meditation enhances empathic accuracy and related neural activity. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 8 (1), 48-55 PMID: 22956676
- Mongrain, M., Chin, J., & Shapira, L. (2010). Practicing compassion increases happiness and self-esteem Journal of Happiness Studies, 12 (6), 963-981 DOI: 10.1007/s10902-010-9239-1
- Tang Y. Y., Lu Q., Fan M., Yang Y., & Posner M. I. (2012). Mechanisms of white matter changes induced by meditation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 109 (26), 10570-4 PMID: 22689998
- Tang Y. Y., & Posner M. I. (2013). Special issue on mindfulness neuroscience. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 8 (1), 1-3 PMID: 22956677