sábado, 4 de setembro de 2010

Lady Gaga: Uma Ocultista?

+A +/- -A


Há muito tempo que periodicamente tenho contato com alguns videos sobre mensagens sobliminares no youtube. Eles exploram variados temas. São até interessantes. Mas o fato de serem interessantes não quer dizer que estejam retratando algo verídico. Há pouco tempo me deparei com o da Lady Gaga. Antes de ver esse video eu já desconfiava que seria algo de religiosos e conservadores em geral, afinal, mesmo eu não fazendo parte do grupo que a critica, tenho que concordar que ela é bem exótica! Mas então, analisemos o video. Clique aqui para ver o video. 
0:29 O video já começa com a seguinte frase: Na Universidade ela escrevia dissertações e artigos analíticos focando em assuntos como arte, religião e sócio-política. Fonte: Wikipédia  E depois, aos 0:33 o autor já começa a dizer que Lady gaga não é uma simples cantora que usa simbologias estranhas aleatoricamente e que na verdade, é uma mulher bastante inteligente.
Eu sempre achei que a citação de uma referência, uma fonte fosse sinônimo de que algo tem credibilidade e não foi adulterado. Mas não é o que vemos no video. O autor citou a fonte da frase como sendo da Wikipédia, provavelmente na esperança de que o telespectador pense: Ah ele citou a fonte, então é sinal de que tá certo...não deve ter adulterado nada. Ledo engano! Dê uma boa lida no que está escrito na Wikipédia: 
Com 11 anos de idade, Gaga foi mandada para a Juilliard School em Manhattan,[6] mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica privada.[7] Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações.[8] Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e artigos analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.[9][10] Gaga se retirou da escola depois para focar-se em sua carreira musical.[11] 
Gaga teve uma educação católica desde os 11 anos de idade! E se seus pais matricularam-na num colégio desses,é porque provavelmente eles eram religiosos também. Logo, Gaga provavemente teve uma infância de certa maneira, imersa na religião. Claro que isso não significa que necessariamente ela tivesse que virar uma freira quando crescesse, mas com certeza um ambiente envolto pela religião faz com que a criança cresça com certo interesse no assunto. Portanto, o fato de Gaga escrever na Universidade sobre tais assuntos, não necessariamente mostra que ela é uma ocultista com um plano maligno para botar em prática. 
1:08 (...) ou literalmente, o próprio “deus” do mundo oculto  
Eu queria muito descobrir o que significa “o próprio ‘deus’ do mundo oculto”. Não existe UM deus do mundo oculto. Na verdade seria bom esclarecer o que é afinal, esse “oculto”. Bom, geralmente quando ouço falar nisso me deparo com crenças relacionadas à Nova Era, que por sua vez, utiliza uma mistura de várias mitologias pagãs, e cristãs também. 
2:14 No começo do video, ela está sentada como uma deusa, vestida de dourado, (...) e seu óculos possui um Sol. Ela está sentada como o deus-sol.
Apolo: deus solar grego
Que base se tem para afirmar que a posição em que Lady Gaga está é a posição de alguma deusa? Eu nunca vi nenhuma deusa, em nenhuma cultura, sentar daquela forma. Em relação ao deus-sol, encontrei também diversas inconsistências. Em iversas mitologias espalhadas pelo mundo, os povos adoravam uma divindade principal, identificada como o Sol. No Egito, o Sol era associado com o deus Rá, que no período “mais recente” do Egito Antigo, foi adotado como a divindade principal de seu panteão (antes era Hórus). Na Pérsia existia uma divindade solar também: Mitra. Bom, existiam divindades solares na mitologia de muitos povos (talvez todos), desde o extremo Oriente até a América pré-colombiana. O que existe de peculiar a ser notado em relação à Mitra é que existia uma data especial em que era comemorado o seu nascimento. Era o Natal. Originalmente o Natal é uma festa pagã em que é comemorado o solstício de inverno, que é quando o Sol está mais próximo da Terra. Transferindo a data persa da comemoração desse solstício para o calendário romano, temos o dia 25 de dezembro. Quando Roma invadiu a Pérsia, ocorreu algo inevitável e comum que foi a assimilação de parte da culura local, o que inclui conceitos mitológicos. Assim, a partir de um certo momento, o Império Romano se tornou adorador do deus persa. No início do século IV d.C., o Imperador Constantino se converteu ao Cristianismo, na época uma seita judaica dividida entre si (Saiba mais), e assim, mais uma vez ocorreu o fenômeno da assimilação. Dessa vez, o Império assimilou as crenças cristãs (da corrente proto-ortodoxa). Assim, diversos conceitos foram misturados a conceitos romanos já existentes. Por exemplo, a celebração do sacramento da eucaristia hoje, é resultado da assimilação de um antigo ritual associado ao Mitraísmo. A figura de anjos com asas de pássaros é resultado do trabalho de pintores da Idade Média que baseavam seus trabalhos em imagens de uma deusa grega (Saiba mais). E o mais impressionante é que uma das maiores festas ocidentais também teve origem em uma religião pagã. Como já mencionei, o Natal é originalmente uma festa pagã, que comemorava o nascimento do deus-sol (solstício de inverno). Dessa forma, o Império romano, que comemorava a festa no dia 25 de dezembro, se converteu ao Cristianismo e passou a adorar outro deus-sol no lugar de Mitra: Jesus Cristo. Portanto, a afirmação do video sobre “o deus-sol” não faz sentido porque houveram vários deuses desse tipo. Além disso, o próprio deus adorado atualmente tem suas raízes entrelaçadas com mitologias anteriores de adoração a um deus-sol, portanto, defamar deuses solares é também defamar o próprio deus judaico-cristão.  

2:41 Eu ri. Dispenso comentários. 

5:04 Essa realmente foi difícil de ver. Cadê o símbolo da tal transformação demoníaca? 

5:11 Hórus é um dos deuses da santíssima trindade egípcia: Hórus (filho), Ísis (mãe) e Osíris (pai). Ísis deu a luz, virgem, a Hórus, que foi chamado de O Salvador, o Redentor. Seth, o irmão de seu pai, era invejoso e esquartejou Osíris e o colocou numa caixa. Hórus liderou uma guerra contra o tio. Apesar de ter vencido, Hórus perdeu um olho, e esse olho era símbolo de positividade, sorte, vitória. É o que atualmente chamamos de Olho de Hórus. E só para relembrar, Hórus também é uma divindade solar. Portanto, não vejo por qual motivo Gaga estaria usando esse símbolo com alguma intenção maligna por trás.
Olho de Hórus
Hórus
5:13 666. Esse é o número preferido dos conspiradores e de todo adepto da Nova Era. Mas, há muito tempo os pesquisadores já sabem que 666 não se trata de nada relacionado a Satã (pelo menos não originalmente, como está na Bíblia). Existia uma técnica judaica de conversão de letras em números; técnica esta que provavelmente foi herdada da tradição grega; é a chamada gematria. Tal técnica seria muito interessante e útil, especiamente numa época em que os cristãos (que ainda formavam uma pequena seita judaica) estavam sendo perseguidos e discriminados. Com a gematria era possível fazer críticas quase que diretas a quaquer um, porque afinal, só quem conhecesse o código poderia decifrar e entender a quem o número se dirigia. Assim João (ou mais provavelmente seus seguidores) fez em seu manuscrito. Nero era um dos líderes desse massacre dirigido à nova seita judaica, portanto, substituir seu nome por 666 ficava algo bem mais camuflado. E de fato foi o que ocorreu.
Nos minutos que se seguem são mostradas várias referências ao cristianismo. Mas o autor do video diz em todas as cenas que Gaga está defamando dos símbolos cristãos. Ora, por que que quando símbolos de outras religiões aparecem se trata de uma apologia e quando aparecem ícones cristãos se trata de um deboche?
Enfim, achei o video interessante de ser analisado. Aqui tentei mostrar como que em sua gênese nenhum desses símbolos foram cunhados para se referirem a entidades malignas ou fazer referência ao Inferno ou ao Satã, fruto da tradição cristã e não necessariamente de sua literatura oficial (Leia mais aqui). Minha proposta não exclui a possibilidade de a Lady Gaga estar realmente querendo introduzir símbolos em seus clipes. Mas o que eu acho bom ressaltar é que provavelmente a Lady Gaga, ou quem a induz a botar essas simbologias, fazem parte de algum grupo desses de Nova Era, e esse movimento é expert em arrumar novos significados para símbolos antigos. Mas o mais impressionante é que talvez esses artistas só usem esses símbolos porque acham legal e sabem que vão chamar atenção. Particularmente, eu duvido que qualquer um deles conheça bem a história e grande parte do significado dos ícones que andam usando.


20 comentários:

Tafynha disse...

Bom como nos afirma o ÚNICO LIVRO VERDADEIRO E COMPROVADO, a saber, a Bíblia Sagrada, Satanás, Satã, Diabo ou até simples cordeirinho do bem, como alguns de seus seguidores os nomeiam, este é o Pai da mentira, e desviar o verdadeiro significado por simples teorias e conceitos não-malignos é o seu alvo principal e o de seus seguidores. Quem acredita plenamente na Bíblia jamais se deixará enganar por falsas pronúncias enganosas e jamais dará prestígios ou fanatismo á cantores idiotas como esta citada a cima que não tem nada de proveitoso a expor a não ser suas idiotices e babaquices!!

Felipe disse...

"ÚNICO LIVRO VERDADEIRO E COMPROVADO"
Bom, vc acreditar nesse livro é uma coisa, agora dizer que é comprovado...bom, aí não pode porque não é. rs Mas antes, o que vc quer dizer com "comprovado"?

haha Po, evidentemente vc não gosta da Gaga né! rs Bom, aconselho a vc ler o meus 3 posts sobre Satã e me dizer sua opinião (Ah, e refletir sobre isso, é claro) rs.

Unknown disse...

Tafynhàá, com seu comentario você mostra, apenas, que tem um conhecimento prematuro e um pensamento limitado que julga usando o preconceito de sua liguagem e visão estereótipadas de religiosos alienados e radicais. Existem milhares e milhares de religiões e todos nós sabemos disso. É um erro muito grande você dizer que a Bìblia é o unico livro verdadeiro e comprovado, porque todos sabemos que não é o unico. (comprovado? como assim?). Qualquer livro pode ser verdadeiro em todos os sentidos.
E qualquer pessoa que não tenha uma visão limitada e preconceituosa como a sua, ouviria e gostaria da Artista Lady Gaga. Pois ela tem estudo e sabe o que faz, o contrario de você, que não sabe nem se expressar! É uma pena que você não saiba admirar a letra da musica dela, pois se existe referencias, de qualquer tipo em sua musica, isso só faz enriquecer ainda mais a obra. E é por isso que ela faz muito sucesso!

Unknown disse...

O video a que se refere, independente de ter base cristã ou conservadora foi mto bem elaborado e com certeza de autoria de quem entende do assunto, n foi um fanático qualquer n... concordo c ele... precisamos estar atentos ao lado crítico das coisas.
Gaga,ocultista ou n, é mto estranha pq vulgar é mto pouco!
Eu n recomendo os videos dela pra ninguém... um monte de idiotice e babaquice! Ainda prefiro Justin Bieber!

Felipe disse...

hahaha Certamente a Gaga é bastante vulgar. Mas eu não acho que ela inovou em nada porque antes dela muitos outros tentaram causar impacto nas pessoas dessa forma. A diferença é que em cada época são encontradas diferentes formas de fazer algo impactante e polêmico. Antes de Gaga, veio Madonna, por exemplo.

Atualmente, uma das formas mais eficazes de invocar suspiros e polêmica é usando a simbologia cristã em contexto incomum e talvez até inadequado né. A Gaga faz isso como ninguém....engolindo crucifixos, usando simbologias de outros deuses, de outras religiões e mitologias...Enfim, como uma polemizadora eu diria que ela boa sim. haha Ou talvez não, já que é fácil polemizar usando esses assuntos.

Escritor disse...

Infelizmente pessoas,"loucamente religiosas" nao sabem diferenciar a mentira e verdade. Gaga illuminai? nao sei ao certo mas sei que gosto e nao percebo nem sou ipnotizado pois nao PERCO MEU TEMPO p perceber pequenos detalhes em videos de FAMOSOS p mim isso tudo é inveja e o Diabo nao existe. GaGa Rainha!!!

"Born this Way=Nascida assim "novo cd da GaGa sim ela nasceu assim,é Diva e morrera RAINHA


GaGa Queen

Felipe disse...

Bom, creio que a maioria das pessoas são como vc, ou seja, vêem seus clipes mas não ficam se pretendo a cada pequeno detalhe. E mesmo que se prendesse, é preciso se interessar por mitologia, teorias da conspiração e história para perceber tais detalhes e além disso, saber do que se trata e saber interpretá-los corretamnete. Convenhamos que a maioria das pessoas não se encaixa nesses requisitos. Então acho que tudo não passa de uma necessidade da Gaga se fazer diferente e chamar cada vez mais atenção, bem como a boa vontade de seus agentes, produtores, seja lá como se fala, para querer colocar tais conceitos em seus clipes e roupas. Enfim....eles fazem uma miscelânia de símbolos que não pertencem mais à mitologia dominante na intenção de afrontar a sociedade atual. Só.

Diogo disse...

"Particularmente, eu duvido que qualquer um deles conheça bem a história e grande parte do significado dos ícones que andam usando."

Acredito que nada é feito por fazer. Vc os subestima demais. Duvido que artistas como Lady Gaga colocam coisas que não conhecem em seus clipes. Se vc estivesse falando de Britney Spears, que parece ser um completo fantoche na mão dos produtores, eu até acreditaria.

Felipe disse...

Sim...não descarto 100% essa hipótese.

Mas o que quero dizer é que no máximo ela quer transmitir símbolos que vão contra a maior parte do imaginário das pessoas, ou sja, idéias e símbolos cristãos que odeiam qualquer coisa que venha de outra fonte sem ser o cristianismo. No máximo é essa a intenção dela. Se não for isso, o que é? Será que ela faz parte de alguma seita que quer dominar o mundo?? Aí, pelo menos pra mim, já é muita imaginação ou muita loucura dela, caso seja verdade.

Anônimo disse...

E qual o motivo dela usar toda essa simbologia que quase ninguém conhecesse?Com certeza ela não colocou nada disso por acidente nos clips dela.Acordem, não importa se o oculto existe, eles com certeza acreditam e jogam na cara de vocês.Sabe lá o significado desses "memes".

Anônimo disse...

Bom, creio que a maioria das pessoas são como vc, ou seja, vêem seus clipes mas não ficam se pretendo a cada pequeno detalhe.

Essa é a questão, a maioria das pessoas vive como gado aceitando tudo e não refletindo sobre nada.Quando alguém questiona essas coisas estranhas, logo surge a turma do deixa disso.Nada é gratuido, ninguém gasta milhões em clips ou em determinado artista para jogar simbologias que não importam ou que ficaram no passado.No final voce não explicou o motivo de tanta simbologia, apenas criticou a interpretação feita por outros.

Felipe disse...

Eu concordo...provavelmente a Lady Gaga, ou seja lá qual for a mente por trás da idealização dos clipes dela, conhece essas simbologias - apesar de nem tudo que os conspiradores indicam como sendo simbologia é de fato uma simbologia oculta. Mas o que eu to dizendo é que pelo menos influenciar pessoas com essa simbologias não é a intenção dela, já que a maioria vê os clipes e os símbolos passam desapercebidos.

E o motivo de tanta simbologia acho que eu já até escrevi em algum comentário por aqui. Acho que as pessoas, de uma manira geral, gosta de ter sobre si uma capa de mistério, gosta de ser olhada como algo digno de atenção. E a Lady Gaga obviamente é uma dessas pessoas. Então, mesmo que a maioria das pessoas não perceba simbologia alguma ali, ela continuará fazendo porque acima de tudo isso faz bem a ela. Não sei s ela é ligada a algum movimento da Nova Era que utiliza esses simbolos antigos, caso seja, os clipes servem bem àqueles que entendem como ela, desse assunto.

No fundo, o que eu quis fazer nesse meu post foi criticar a idéia inequívoca - para os conspiradores - de que a Lady Gaga é satanista, mística, ocultista, ou seja lá o que for. Ela usa símbolos em seus clipes sim, mas e daí? Eu poderia muito bem fazer um video e enche-lo de símbolos também, afinal, eu os conheço. Mas não sou ocultita. Então, pra fazer um clipe desses não precisa sê-lo.

A outra idéia criticada por mim é o próprio uso que tais signos possuem hoje em dia nos movimentos de Nova Era. Seus significados foram todos deturpados e eu sou a favor do resgate do seus significados originais.

Anônimo disse...

DEIXA EU RESUMIR ESSE LIXO TODO:
1)OUVIR ESSAS MÚSICAS DA LADY GAGA TRAZ O INIMIGO PARA MORAR DENTRO DA NOSSA CASA.
2)NINGUEM BRINCA COM AS COISAS DE DEUS E USAR SÍMBOLOGIAS QUE INSULTAN A DEUS COMO SE FOSSE INFEITE.

Anônimo disse...

SÓ EU QUE FIQUEI COM NOJO DESSE CLIP? aaaaargh! um monte de gosma pra cima e pra baixo e aqueles tecos saltando na cara dela e uma coisa nada a ver com a história.. ¬¬¨¨eu ja sabia que a Gaga era loca. mais não tão idiota. a musica ate´é bem boa sim. mas o clip.....

Anônimo disse...

'Não se esconda, seja uma rainha'?? por favor neh?!

Anônimo disse...

EU odeio ela.. vcs não conseguem enchergar? ela é do mal!!! ela quer fazer uma lavagem cerebral em todos vcs.. aguardem e verao o que ela fará para propagar o mal em suas mentes!!!!

Felipe disse...

Se ela quer fazer lavagem cerebral, como eu disse, ela é uma péssima estrategista, afinal, a maioria dos símbolos que ela utiliza o público mal conhece...isso quando repara que existe alguma simbologia ali para se interpretar...

Anônimo disse...

1- pra que por uma enxurrada de simbologia a troco de nada? 2- investir milhoes em um clipe no qual a maior parcela da populacao nao sabe o significado desses signos? 3- Ela e tao conceituada e prefere polemizar a sobreviver da arte e do seu talento? 4- satanista, maconica, ocultista, iluminati e afins... De certo por acaso nao e, todos estamos tendo nossos principios aos quais fomos criados afrontados, por um crucifixo na vagina nao deve ser bonito, interessante e repetido por milhoes, isso se chama blasfemia e esse e o proposito... Madonna ja confrontava com a religiao a anos, o que ela faz e apenas transceder o trabalho da outra... O foco principal e banalizar, e eles estao conseguindo e pelo visto estao tendo apoio precisamos de um olhar critico, de um pq alem..., a proposito o video criticado apresenta grande coerencia com base de muita pesquisa, ja seu "post" esta sem foco... Seria mais interessante vc tentar explicar pq ela os utiliza mostrando "sua falta de pretensao" ao inves de dar a explicacao historica de cada um deles, encontrados no google.

Felipe disse...

Hoje a gente encontra TUDO no Google, meu rapaz. Pretensão seria eu escrever alguma coisa e esperar que o Google não tivesse nada sobre em seu banco de dados. hehe

Bom, meu objetivo não foi colocar argumentos mostrando que de fato a Lady Gaga não é ocultista, mas foi mostrar que, caso ela seja, ela está perdendo o tempo porque está investindo dinheiro, tempo e pesquisa em clipes com simbologia complexa, cuja maioria das pessoas nem mesmo consegue entender ou chegar a perceber que alguma simbologia existe. Claro, isso também serve para o fato de ela não ser ocultista e estar querendo só chamar a atenção dos conspiradores, ou então se for uma simples admiradora desses conceitos de Nova Era, que pervetem todo o significado original desses símbolos.

Kinyou Mega Show disse...

Idiotices sua babaquice sua que acredita em mentiras contadas durantes séculos é colocada na bíblia pra usar e manipular pessoas alienadas como você e um monte de falsos cristãos.

Postar um comentário